You are currently viewing Qual o valor para transportar um corpo para outro estado?
Qual o valor para transportar um corpo para outro estado?
  • Post author:
  • Post last modified:7 de fevereiro de 2022

Entenda qual o valor para transportar um corpo para outro estado e tire todas as suas dúvidas sobre este transporte. Veja como funciona o processo e saiba mais sobre os cuidados necessários para que o traslado seja permitido.

Qual o valor para transportar um corpo para outro estado?

O preço de transporte de um corpo, de um estado para outro, varia de acordo com o peso e com a distância. Sendo assim, pode ser bastante variável e requer consulta para uma precificação mais assertiva.

De qualquer forma, a média é de R$2,7 a R$6,3 mil. O valor exato só poderá ser estipulado quando o caixão for pesado corretamente.

Quem leu este conteúdo também leu:

Tudo sobre plano funeral

Como é transportado um corpo no avião?

O corpo que será transportado no avião precisa passar pelo processo de embalsamamento, a fim de evitar a sua decomposição rápida. Entretanto, este critério é estabelecido para viagens comerciais, ou seja, aviões fretados e de carga podem levar o corpo apenas conservado, dentro do caixão lacrado e bem fechado.

A entrega do corpo no aeroporto deve acontecer por uma agente funerário credenciado. Os documentos pessoais do falecido e o atestado de óbito são requeridos neste momento. 

Além disso, outros processos rigorosos são requeridos para um transporte adequado:

  • A urna precisa ter, no mínimo, 30 milímetros de espessura;
  • A urna deve ser impermeável;
  • O revestimento interno deve ser de zinco e possuir material absorvente;
  • A urna deverá estar vedada com plástico ou metal fundido.

Lembrando que estes critérios podem variar de acordo com o Estado e com a companhia aérea, por isso, informe-se diretamente com a companhia que deseja contratar.

Como funciona o transporte?

Todo o transporte acontece de maneira discreta, ou seja, nenhum dos passageiros do voo jamais saberá que está viajando com um morto.

A urna será preparada em ambiente adequado, além disso, o corpo é levado até a aeronave em um carro fechado, longe dos olhos das outras pessoas.

Normalmente, este tipo de carga é colocada no avião antes mesmo de qualquer bagagem ou passageiro chegar até a aeronave. Assim, é possível garantir que o transporte ocorra da melhor forma, e de maneira organizada.

Como transportar um corpo para outro estado? 

Para que o corpo seja transportado no avião, ele precisará passar pelo processo de embalsamento. Este processo consiste em retirar o sangue e os fluidos do cadáver, injetando uma mistura específica no local, que tem por objetivo barrar o processo de decomposição.

Apenas dessa forma é que torna-se possível transportar o corpo dentro de um avião comercial, tendo em vista que este preparo é importante para conservar o corpo.

Em outras situações, quando há apenas um preparo de conservação, sem o embalsamento, o corpo deverá ser transportado em aeronave fretada ou especialmente de carga. 

Vale lembrar que o preço para transportar um corpo para outro estado dependerá do peso do mesmo, além da distância que será percorrida.

Como transportar uma urna funerária no avião?

O regulamento de cada região precisará ser considerado na hora de transportar para outro estado. Por exemplo, pode ser necessário apresentar o atestado de óbito ou de cremação, além de outros documentos que possam vir a ser solicitados.

Conteúdo relacionado:

Qual o tempo mínimo para enterrar uma pessoa?

Quanto custa para enterrar uma pessoa?

Deixe um comentário