You are currently viewing Como superar a morte de um ente querido?
Como superar a morte de um ente querido?
  • Post author:
  • Post last modified:8 de julho de 2021

Perder um ente querido pode ser um momento muito carregado e muito traumático. Embora lidar com a perda possa ser uma experiência profundamente pessoal, existem alguns passos básicos e universais para o processo de  luto.

Conhecer essas etapas pode ajudá-lo a superar sua tristeza pela perda de um ente querido.

  1. Reúna apoio
  2. Abrace a vida
  3. Permita sentimentos
  4. Permita o processo de luto

1 – Reúna apoio

Embora possa haver momentos em que você está lidando com uma perda em que deseja ficar sozinho, é importante reunir um grupo de apoio ao seu redor para aqueles momentos em que você precisar deles.

Amigos, família, um ministro ou talvez um terapeuta são todas pessoas que podem e devem ser acessadas durante o processo de luto.

Esses indivíduos podem ser uma fonte de apoio emocional e também de necessidades físicas, se necessário. A morte de um ente querido muitas vezes deixa um grande buraco na vida do sobrevivente que pode ser, pelo menos temporariamente, ocupado por uma equipe de apoio.

2 – Abrace a vida

Embora a dor de sua perda seja real e deva ser sentida, chegará um momento em que você deverá começar a viver sua própria vida novamente.

Ao trabalhar para superar a morte de um ente querido, você chegará a um ponto de aceitar a morte como uma realidade. Você será capaz de seguir em frente e abraçar sua vida sem a pessoa amada ao seu lado.

Seu processo de luto são seus. Cada pessoa reage de maneira diferente ao lidar com a perda. Acima de tudo, seja gentil consigo mesmo e saiba que um dia acordará e descobrirá que a dor é menor e que a vida pode continuar.

3 – Permita sentimentos

Lidar com a perda de um ente querido traz à tona quase todas as emoções imagináveis. Há momentos em que mais de uma emoção parece tomar conta de uma vez, e você pode sentir como se estivesse “enlouquecendo”. É natural que se sinta assim, pois é normal experimentar vários sentimentos diferentes.

Gentilmente, lembre-se em seu momento de luto e tristeza de que seus sentimentos são seus e estão dentro da norma.

É importante para o seu processo compreender que não existe “certo” ou “errado” no que diz respeito aos seus sentimentos sobre a perda de um ente querido.

4 -Permita o processo de luto

 É importante saber que cada pessoa tem sua própria maneira de lidar com a perda.

Você não pode colocar um limite de tempo em sua dor. Você deve se permitir vivenciar os estágios do luto à medida que eles surgem. O luto só não pode se transformar em doença.

Sendo assim procure urgente um especialista. A Faculdade de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo) oferece psicoterapia gratuitamente  (11)3091-8248 / 8223.

Conteúdo relacionado:

Como fazer uma homenagem póstuma?

O que dizer aos familiares no velório?

Qual o significado da missa de sétimo dia?

Acesse nosso site:
www.conslac.com.br

Saiba tudo sobre plano funeral

Deixe um comentário