Entenda aqui tudo o que você precisa saber sobre o cortejo fúnebre e conheça mais detalhes sobre esse lindo ritual de despedida. Saiba mais sobre o assunto:
- O que é cortejo fúnebre?
- Onde surgiram os ritos fúnebres?
- Qual é a importância desse ritual?
- O que significa sonhar com cortejo fúnebre?
- Quais os tipos de traslado no cortejo fúnebre?
- Quais são as principais recomendações?
- Como os cortejos são realizados?
1- O que é cortejo fúnebre?
O cortejo fúnebre é um rito muito interessante, sendo mais uma forma de se despedir de um ente querido, após o falecimento. Trata-se, em linhas gerais, do transporte do corpo desde o velório até o local em que acontecerá o sepultamento ou a cremação.
Mas, ao invés de apenas transportar o corpo como vemos acontecer de maneira tradicional, é feita uma espécie de “despedida” durante todo o caminho. É como se fosse um culto, um ritual ou uma cerimônia que acontece durante todo o trajeto.
Assim, o corpo pode ser levado na urna dentro de um veículo ou, em locais mais tradicionais, os homens que conheciam o falecido podem carregar a sua urna até o local do enterro/cremação.
Podemos, assim sendo, enxergar esse ritual como mais uma forma de se despedir e se viver o caminho de “passagem para a outra vida”.
2- Onde surgiram os ritos fúnebres?
Estima-se que os ritos fúnebres iniciaram-se na Grécia Antiga. Desde lá o ser humano se preocupava com uma forma de se despedir dos seus entes queridos que partiram, sempre propondo ações que fossem enaltecer o amor, a saudade e o respeito por aquele que faleceu.
Assim, surgiram muitos ritos fúnebres em todo o mundo. Alguns dos quais conhecemos hoje em dia, e outros que já não fazem parte mais da cultura de alguns povos.
3- Qual é a importância desse ritual?
O cortejo fúnebre pode ter um grande significado para muitas pessoas. Vale ressaltar que cada um vive o seu luto de uma maneira singular e diferente. Por isso, inclusive, há quem chore muito em um velório e quem sequer derrame uma lágrima. Isso não tem a ver com sensibilidade, tem a ver com a forma como a pessoa consegue viver a sua despedida.
Em paralelo a isso, os rituais fúnebres têm um papel muito importante na vida do ser humano. É por meio deles que podemos reconhecer que uma pessoa faleceu e, além disso, conseguimos compreender a finitude da vida.
Aprendemos, também, a conviver com a ausência da pessoa e vamos atravessando o luto desde o momento em que começamos a nos despedir em um velório.
Especificamente o cortejo fúnebre pode ser visto como algo além: o caminho entre a vida e a morte. Como a cerimônia acontece entre o trajeto do velório até o sepultamento ou cremação, pode simbolizar o caminhar da vida rumo à morte, ao fim.
Assim, as pessoas podem internalizar essa ideia de que o fim chega, e que estamos fadados à morte. E, mais do que isso, que precisamos atravessar o caminho “da vida e da morte” para vivermos a plenitude do que é a vida e o ser humano.
Ao mesmo tempo, ao fazer o cortejo fúnebre de um ente querido que faleceu, podemos ter uma despedida ainda mais intensa e emocionante.
4- O que significa sonhar com cortejo fúnebre?
Na realidade, não podemos traçar um único significado para um sonho. Cada indivíduo tem uma vida singular e pautada nas suas verdades, desejos, anseios, etc. Por isso, reduzir um sonho a um significado é injusto com a pessoa que sonha.
Portanto, é necessário que você mesmo comece a analisar o que os seus sonhos têm a dizer, considerando que ele é formado a partir de alguns fatores, como:
- O que você viveu no seu dia.
- O que você viveu nos últimos anos.
- Sonhos e desejos internalizados.
- Questões mal resolvidas.
- Questões inconscientes.
- Fatores e sons ambientais durante o sono.
- Algo que você assistiu.
- Entre outras variáveis.
Contudo, também podemos levar em conta o real significado de um cortejo fúnebre: uma passagem. Um novo ciclo, ou o fim de um. Um término. Uma quebra. Uma travessia.
Se esses termos e significados têm a ver com a sua vida, pode ser isso que o seu sonho está tentando transparecer para você. Analise a situação baseando-se em si mesmo, e não nos outros.
5- Quais os tipos de traslado no cortejo fúnebre?
Existem três formas de se fazer o traslado no cortejo fúnebre. Tudo dependerá das crenças da família enlutada e até mesmo do poder aquisitivo. Conheça os três tipos:
- Traslado a pé
- Traslado com carro executivo
- Traslado com carro de luxo
Traslado a pé: Em distâncias mais curtas, o traslado pode acontecer com as pessoas carregando a urna fúnebre. Segundo os antigos, essa possibilidade deve ser feita pelos homens da família enlutada.
Traslado com carro executivo: Esse é o tipo de traslado mais comum, que costuma acontecer em todo o tipo de sepultamento e cremação. Entretanto, o caminho do carro até o local do enterro pode ser mais “prolongado”, devido à redução na velocidade para que o traslado aconteça dentro do cortejo. Aqui, também, o traslado é feito em um carro comum, sem muito luxo.
Traslado com carro de luxo: Já o traslado de luxo costuma acontecer dentro de limousines, e é o mais utilizado no caso de pessoas famosas, importantes para a sociedade e celebridades.
Conteúdo relacionado: Qual o valor para transportar um corpo para outro lugar?
6- Quais são as principais recomendações para um cortejo fúnebre?
É necessário preparar o momento da melhor maneira, por isso, inclusive, que um plano funerário é o mais interessante.
Assim, a empresa contratada fica responsável pelo veículo que fará o traslado do corpo, além de organizar todo o trajeto que será percorrido até o sepultamento.
Logo, todos os familiares podem viver o cortejo fúnebre com mais tranquilidade, serenidade e calma.
7- Como os cortejos são realizados?
São realizados depois que o velório se findar. Assim, além de toda a cerimônia de despedida que pode acontecer em casa ou na igreja, há ainda o cortejo no fim. Nesse momento, o caixão é fechado e posto em um veículo para que aconteça o traslado até o sepultamento ou a cremação.
Os familiares participam de todo o trajeto, continuando o ritual de despedida até chegar ao local de destino. Ao chegar, a cerimônia é findada de acordo com as crenças da família enlutada, que findará a despedida e, finalmente, fará o enterro ou cremará o corpo do falecido.
No caso da cremação, a despedida pode se alongar com o despejo posterior das cinzas na natureza, por exemplo.
Mais conteúdo:
Quanto custa para enterrar uma pessoa?
Qual o tempo mínimo para enterrar uma pessoa?
Como fazer uma homenagem póstuma?
Cemitério particular x Cemitério público: Qual escolher?
Acesse o nosso site:
Fundada em 1988, a CONSLAC está sediada na cidade de São Roque-SP, onde possui toda uma estrutura necessária e uma equipe completa e multidisciplinar para atender seus associados e clientes.