You are currently viewing 10 Formas de falar com quem acaba de perder alguém
  • Post author:
  • Post last modified:29 de junho de 2021

Encontrar boas formas de falar com quem acaba de perder alguém é fundamental para criar um suporte para o amigo, familiar ou conhecido que está enlutado. 

Afinal, só quem já perdeu um ente querido sabe o quanto este momento é delicado e requer atenção. Por isso, antes de qualquer coisa, considere a importância de você demonstrar empatia a outra pessoa, e jamais use termos pejorativos, dando a entender que o sujeito poderá substituir a perda, por exemplo. 

Mas, além desse cuidado, existem uma série de fatores que podem ser levados em conta. No decorrer deste conteúdo explicaremos cada um deles.

  1. Cuidado para não demonstrar indiferença
  2. Diga que você está disposto a ouvir a pessoa
  3. Não cobre força nessa situação – deixe a pessoa viver a dor dela
  4. Não force uma aproximação – deixe a pessoa ficar sozinha, caso queira
  5. Demonstre a sua presença, mesmo de longe
  6. Escute o que a outra pessoa está dizendo, sem julgá-la
  7. Não use frases clichês se não for com sinceridade
  8.  Respeite o tempo da pessoa – não tente acelerá-la!
  9. Introduza outros assuntos, à medida que a pessoa dá espaço
  10. Faça a pessoa se sentir à vontade quando quiser chorar ou desabafar

10 Formas de falar com quem acaba de perder alguém

Veja as nossas sugestões de formas de falar com quem acaba de perder alguém:

1- Cuidado para não demonstrar indiferença

Cuidado para não demonstrar indiferença diante da situação. Ficar em absoluto silêncio, ou tentar ignorar o processo, é muito perigoso. Às vezes, ficar ao lado da pessoa e dizer que está junto dela é muito eficiente.

2- Diga que você está disposto a ouvir a pessoa

Uma pessoa enlutada pode ter dificuldades de se expressar. Por isso, demonstre abertura para que ela fale sobre como está se sentindo. Faça-a sentir- se à vontade ao seu lado.

3- Não cobre força nessa situação – deixe a pessoa viver a dor dela

Ficar dizendo para a pessoa “ser forte” é muito perigoso e, até mesmo, uma prova de falta de consideração. A pessoa está passando por uma situação difícil, deixe-a viver esse momento. O luto é muito importante para a saúde mental do sujeito.

4- Não force uma aproximação – deixe a pessoa ficar sozinha, caso queira

Não fique perguntando, o tempo todo, como a pessoa está se sentindo. É claro que mostrar presença e apostar em boas formas de falar com quem acaba de perder alguém é imprescindível, mas forçar uma aproximação pode tornar a situação desgastante. Por isso, se a pessoa quiser ficar um tempo sozinha, respeite.

5- Demonstre a sua presença, mesmo de longe

Se por acaso você não puder estar próximo da pessoa neste momento difícil, demonstre a sua preocupação e empatia mesmo de longe. Às vezes, uma simples mensagem de “sinto muito pela sua perda” já é mais do que o suficiente para demonstrar o seu apoio. 

6- Escute o que a outra pessoa está dizendo, sem julgá-la

Quando a pessoa começar a desabafar para você, não corte-a e tampouco julgue-a. Deixe-a falar livremente, pois essa é uma forma de aliviar a dor da perda. Apenas, escute.

7- Não use frases clichês se não for com sinceridade

Sabe aquelas frases que dizem “pode contar comigo”? Pois bem. Não use-a se você não estiver sendo sincero. Cuidado para não prometer algo que, mais tarde, não poderá ser cumprido.

8- Respeite o tempo da pessoa – não tente acelerá-la!

Evite tentar acelerar a pessoa. Não fique dizendo que ela deve sair ou que ela deve “se esforçar”. Cada pessoa tem um tempo específico de luto, e é o seu dever respeitar isso.

9- Introduza outros assuntos, à medida que a pessoa dá espaço

Conforme o tempo for passando e a pessoa demonstrar certa abertura, comece a introduzir outros assuntos. Isso, aos poucos, vai restabelecendo o equilíbrio emocional do seu amigo ou familiar, atravessando o luto de uma forma mais saudável.

10- Faça a pessoa se sentir à vontade quando quiser chorar ou desabafar

Lembre-se, demonstrar abertura e fazer com que o outro se sinta à vontade perto de você pode ajudá-lo a enfrentar o luto com mais eficiência.

Neste momento, não tente investir em algo “mirabolante”, mas sim, mostre a sua empatia, a sua preocupação e escute o outro. Isso já fará toda a diferença.

Mais conteúdo:

Quanto custa para enterrar uma pessoa?

Qual o tempo mínimo para enterrar uma pessoa?

Como fazer uma homenagem póstuma?

Qual o valor para transportar um corpo para outro estado?

Cemitério particular x Cemitério público: Qual escolher?

Acesse o nosso site:
www.conslac.com.br

Deixe um comentário