Como saber qual é o melhor plano funerário? Querendo ou não, a morte de um familiar ou ente querido com toda certeza é um momento muito delicado para todos, e que com toda certeza deixa tudo desestabilizado.
Dessa forma, para esse momento, ter um plano funerário é algo essencial para garantir todo o suporte necessário nesse momento tão difícil. No entanto, a dúvida que pode gerar, diante de tantas opções que temos hoje é: como saber qual a melhor?
Portanto, para que você garanta um suporte de qualidade e segurança, nós vamos te apresentar 08 dicas importantes no momento de escolher qual o melhor plano funerário.
- Veja quais são os planos oferecidos
- Conheça a reputação da empresa
- Veja se existe uma segurança jurídica
- Converse pessoalmente com outros clientes
- Veja quais são os benefícios em vida oferecidos?
- Procure por uma empresa que ofereça um bom custo
- Faça um planejamento familiar
- Procure informações sobre o cemitério e crematório
1 – Entenda quais são os planos oferecidos
Uma das partes mais importantes de um plano funerário, com toda certeza são os seus serviços.
Diante disso, para que você realmente consiga garantir que terá o suporte adequado, e que estará adquirindo um bom custo-benefício, é preciso ficar atento aos planos oferecidos pela empresa.
Dessa forma, veja se os planos realmente são completos, e conseguem trazer pelo menos coisas básicas e essenciais, como:
- Apoio médico durante velório;
- Ornamentos;
- Preparação do corpo (embalsamar, tanatopraxia e outros);
- Vestimentas;
- Local e ornamentação para velório;
- Carro funerário e serviço de traslado;
- E dentre outros.
Então, quanto serviços o plano funerário lhe oferecer, lembrando, coisas que realmente vão fazer a diferença, mais aquela empresa pode valer a pena.
2 – Conheça a reputação da empresa
Do que adianta oferecer mundos de benefícios, se quando chegar no momento a empresa não oferecer realmente um serviço justo e de qualidade?
Por esse motivo, no momento de saber qual é o melhor plano funerário, você precisa ficar atento à reputação da empresa.
Você pode começar pesquisando sobre a empresa em sites de reputações, como o Reclame Aqui.
Dessa forma, você vai conseguir ver quais são as principais queixas dos consumidores a respeito dos serviços e empresas, e principalmente se elas foram respondidas.
Veja se a empresa é realmente tudo que ela diz ser.
3 – Veja se existe uma segurança jurídica
Se você não sabe, os planos funerários geralmente são fornecidos de forma totalmente isolada, ao contrário das seguradoras.
Ou seja, como uma das dicas principais desse artigo, fique bastante atento se aquela empresa consegue oferecer uma segurança jurídica.
Até porque, você precisa garantir que o serviço seja entregue conforme combinado.
Nesse sentido, para realizar isso, comece prestando atenção se todo o serviço da empresa está previso em contrato. Fuja de qualquer negociação sem contrato.
Além disso, leia todo o contrato antes de assinar, e garanta que uma cópia do mesmo fique em sua posse.
Saiba que essa será a sua segurança.
4 – Converse pessoalmente com outros clientes
Uma dica importante para você que deseja saber como saber qual é o melhor plano funerário, é conversar, de preferência pessoalmente, com pessoas que utilizam os serviços.
Dê preferência principalmente para aquelas pessoas que já precisaram do serviço.
Nesse sentido, ao entrar em contato com esse público, você vai conseguir ver se realmente o serviço foi funcional, oferece qualidade e cumpriu com tudo que prometeu.
Você também pode usar esse momento como uma oportunidade para saciar suas dúvidas.
5 – Veja quais são os benefícios em vida oferecidos?
Se você procura uma empresa funerária respeitável e que também preza pelos seus clientes, veja quais são os benefícios em vida.
Dessa forma, seja o plano para você, ou até um terceiro ente querido ou da sua família, não fique preso apenas nos benefícios que podem surgir após-morte.
Atualmente, alguns planos funerários de muita qualidade, conseguem oferecer descontos e ofertas principalmente na área da saúde.
Logo, você precisa saber que diversos planos funerários conseguem oferecer benefícios em vida, como: descontos em farmácias, consultas gerais, odontológicas, indenizações em caso de mortes acidentais e dentre outros.
Então, além dos benefícios que podem ser obtidos após a morte, leve em consideração também aqueles que são dados em vida.
Geralmente empresas de muita relevância e com parcerias, conseguem oferecer esses benefícios.
6 – Procure por uma empresa que ofereça um bom custo
Você deve ficar atento também a questão financeira, para garantir um preço justo e acessível.
Até porque, você deve saber que grande parte dos planos funerários são pagos mensalmente, e esse precisa ser um dinheiro garantido.
Geralmente, atrasos e não pagamentos podem resultar em uma quebra do contrato ou até mesmo no pagamento de altas taxas de juros.
Diante disso, você deve sempre garantir que a empresa escolhida ofereça um plano individual ou familiar, que seja acessível.
Veja os benefícios e os custos, e opte por aquele que mais se encaixa no seu perfil.
7 – Faça um planejamento familiar
Na procura de como saber qual é o melhor plano funerário, o planejamento deve ser algo de grande importância.
Primeiramente, você deve saber que os planos funerários geralmente são divididos em duas categorias: Planos individuais e também os familiares.
No entanto, saiba que geralmente os planos familiares permitem que você adicione outras pessoas à cobertura, e tudo por um bom custo-benefício.
Então, faça um planejamento, e se mais pessoas necessitam do plano funerário, garanta o acesso para os membros de sua família.
Em quase 100% das vezes o custo-benefício é bem maior.
8 – Procure informações sobre o cemitério e crematório
Diversos planos funerários hoje em dia conseguem oferecer a possibilidade de junto ao plano os serviços de cemitério e crematório. Assim, além dos serviços básicos que você pode ter acesso, ainda sim, é possível ter acesso a essas coisas que são próprias da funerária.
Nesse sentido, se você não tem ainda acesso a isso, procurar um plano funerário que ofereça isso pode ser bem importante.
Considerações finais
Se você está na dúvida a respeito de como saber qual é o melhor plano funerário, com toda certeza esse artigo abriu a sua mente.
Então, procure garantir um plano que ofereça o suporte necessário para você e sua família. Nos vemos em breve.
Mais conteúdo:
Quanto custa para enterrar uma pessoa?
Qual o tempo mínimo para enterrar uma pessoa?
Como fazer uma homenagem póstuma?
Qual o valor para transportar um corpo para outro estado?
Cemitério particular x Cemitério público: Qual escolher?
Acesse o nosso site:
Plano funerário: Como funcionam os prazos e carências?
Fundada em 1988, a CONSLAC está sediada na cidade de São Roque-SP, onde possui toda uma estrutura necessária e uma equipe completa e multidisciplinar para atender seus associados e clientes.