You are currently viewing Óbito em casa: Quais procedimentos devem ser seguidos?
Dúvidas sobre Óbito em casa
  • Post author:
  • Post last modified:16 de abril de 2021

Quando acontece um óbito em casa, mil e uma dúvidas podem surgir na mente dos familiares e amigos. Qual o primeiro passo? Como agir? Como lidar com a situação?

Conhecer os trâmites envolvidos com o sepultamento é de suma importância para agir com mais coesão nesse momento. Abaixo lhe daremos todos os detalhes. Confira.

Óbito em casa: Quais procedimentos devem ser seguidos?

Lidar com a morte, por si só, não é uma questão fácil. E quando o óbito em casa acontece de maneira repentina, o desequilíbrio emocional pode tornar as coisas ainda mais difíceis.

No entanto, é preciso respirar fundo e buscar seguir as recomendações dadas por órgãos competentes para agir de modo coerente neste tipo de situação. Pois apesar de ser um momento delicado, precisamos lidar com a parte burocrática do sepultamento e do enterro, seguindo critérios rigorosos para que tudo ocorra bem.

E ao contrário do que muita gente pensa, cuidar de toda a parte legal do sepultamento pode ajudar o familiar a atravessar o luto de forma mais qualificada, tendo em vista que ele poderá resinificar a morte do ente querido e, aos poucos, ir absorvendo essa informação.

Mas como fazer isso corretamente, especialmente quando o óbito é em casa? Veja o passo a passo e entenda:

Óbito em casa: o que fazer? Quais passos seguir?

Às vezes, o óbito em casa pode acontecer de maneira súbita e inesperada, fazendo com que os familiares tenham que conseguir gerenciar as emoções com mais clareza para tomar as atitudes corretas diante do acontecido. E embora seja um momento muito difícil, é preciso seguir um passo a passo rigoroso para evitar complicações futuras. Veja:

1- Tem um socorrista na família?

Se por ventura haver um socorrista do SAMU na família, ele mesmo poderá atestar o óbito. Aqui, o profissional emitirá uma Declaração de Óbito que será utilizada para fins legais no futuro.

2- Boletim de Ocorrência no Distrito Policial

Com a Declaração de Óbito, ou não, é preciso se dirigir até o Distrito Policial mais próximo da sua casa, a fim de fazer um Boletim de Ocorrência para relatar que o óbito em casa ocorreu. A partir disso, a morte do ente querido precisará ser verificada, sendo que ela pode ser:

  • Morte natural;
  • Morte suspeita.

Em cada caso os trâmites serão diferentes, onde:

Morte natural

Após feita a Declaração de Óbito em casa, um delegado ou investigador ficará responsável por dar início à investigação sobre o ocorrido.

Quando a morte é natural, o corpo do falecido será direcionado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Aqui, a causa da morte é analisada.

Vale ressaltar que esse processo é indispensável para gerar os documentos necessários mais tarde.

Morte suspeita

Neste caso, a investigação será mais profunda. Ao invés do SVO prestar o serviço de analisar a causa da morte, quem se encarrega dessa atividade é o IML – Instituto Médico Legal.  Esse processo tende a ser um pouco mais demorado, a fim de sanar todas as dúvidas que possam estar relacionadas com o corpo.

Apenas após a necropsia e a Declaração de Óbito que o corpo será liberado para que a funerária dê continuidade aos trâmites necessários.

3- Serviço funerário

Para dar entrada no serviço funerário, é preciso estar com a Declaração de Óbito em mãos. Assim, os primeiros passos para o sepultamento já poderão ser seguidos.

Nessa etapa, é de suma importância contar com o suporte de profissionais qualificados, que possam sanar as suas dúvidas e lhe oferecer um serviço de excelência. Assim você poderá se despedir do seu ente querido com muito mais dignidade.

Conteúdo relacionado:

Como fazer uma homenagem póstuma?

Qual o significado da missa de sétimo dia?

Qual o tempo mínimo para enterrar uma pessoa?

Quanto custa para enterrar uma pessoa?

Frases para lápide

Acesse nosso site:
www.conslac.com.br

Deixe um comentário