You are currently viewing Qual o significado da missa de sétimo dia?
Qual o significado da missa de sétimo dia?
  • Post author:
  • Post last modified:1 de outubro de 2021

Deseja saber qual o significado da missa de sétimo dia? O hábito de realizar esse tipo de missa é muito comum, não apenas no Brasil, mas em outros países também, isso acontece devido a tradições religiosas, nas quais essa celebração é de essencial importância para orar por quem faleceu.

Mas, afinal, qual é o significado da missa de sétimo dia? Confira a seguir:

Um dos eventos que está dentre os mais importantes durante um pós-morte, com toda certeza é a missa de sétimo dia, realizada em homenagem à alma do falecido.

Dessa forma, estamos falando de uma missa comum ou própria, em que será realizada como uma forma de relembrar e rezar pelo falecido.

No entanto, por mais que seja uma tradição muito comum e antiga aqui no Brasil, muitas pessoas acabam seguindo o ato, mas poucos sabem o verdadeiro significado.

Assim, é comum que muitas dúvidas a respeito disso acabam ficando sem respostas, como: o que a bíblia diz sobre isso, se tem custo, como solicitar, as preces ideais para o momento, e dentre outras coisas.

Portanto, para você entender melhor, citaremos todos os principais pontos a respeito da missa de sétimo dia, que poucas pessoas sabem.

O que significa a missa de sétimo dia?

Para muitos a missa de sétimo dia serve apenas e diretamente como uma forma de homenagem ao falecido, realizando a celebração em sua memória.

Mas, saiba que, além disso, a missa de sétimo dia significa um momento para que todos ali presentes, possam rezar e pedir ao divino que cuide da alma do ente falecido.

A ideia principal é que a alma do falecido seja acolhida nos céus, e assim ela consiga ter um descanso eterno.

Até porque, no catolicismo, uma das religiões mais pregadas no mundo, acredita-se que exista um meio-termo chamado purgatório.

Assim, nesse local, encontram-se as almas dos falecidos que não foram direto para o céu, devido à necessidade da remissão de seus pecados.

E, ainda se acredita que com a oração dos seres vivos, direcionada aos mortos, como a missa de sétimo dia, é uma forma de que as almas consigam receber o perdão divino e assim consiga alcançar o reino do senhor.

Portanto, parte da celebração desse momento será direcionada para esse propósito.

Como marcar uma missa de sétimo dia?

Se você nunca precisou marcar esse momento, com toda certeza pode gerar dúvidas a respeito de como “agendar” a missa de sétimo dia.

No entanto, saiba que isso se trata de algo totalmente simples, e que qualquer pessoa pode realizar em homenagem a outra.

Nesse sentido, para marcar uma missa de sétimo dia, inicialmente você precisa ir diretamente a uma igreja de sua região, ou aquela que maior lhe interessar.

Depois, basta se dirigir ao centro paroquial da igreja, ou algum local que seja responsável pela administração da igreja.

Lá serão solicitados dados do falecido, sendo apenas geralmente o nome, data de falecimento ou quantos dias de falecido.

Caso for a missa de sétimo dia, você deixa claro que está celebrando uma missa para esse dia.

Quanto custa uma missa de sétimo dia?

Inicialmente, vale citar que em grande parte das paróquias católicas, o preço para realizar uma missa de sétimo dia geralmente é totalmente gratuito.

No entanto, é claro que a paróquia tem os seus custos fixos, e na maioria dos casos, quem realiza o pedido de missa de sétimo dia, ou qualquer outro período, geralmente entrega uma contribuição para ajudar a igreja.

Não existe um valor fixo para isso.

Você pode ajudar com R $1,00, R $2,00, R $5,00, enfim, o quanto tiver disposição para ajudar.

Mas, saiba que se isso for não for possível, saiba que a missa vai ocorrer da mesma forma, sendo algo de acesso a toda comunidade.

Porém, uma contribuição dos fiéis na paróquia sempre será algo sempre bem-vindo, quando a família tem condições para isso.

Preces para missa de sétimo dia – evangelho

O evangelho para a igreja católica é uma das partes mais importantes de uma celebração.

Se você planeja participar de uma celebração, veja a seguir uma passagem do evangelho, que pode ser usada para o momento.

Confira:

Evangelho – Jo 14,1-6

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por

João: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

“Não perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus,

Tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há

muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito.

Vou preparar um lugar para vós e, quando eu tiver ido

preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a

fim de que onde eu estiver estejais também vós. E,

para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. Tomé

disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde

vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus

respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

– Palavra da Salvação.

– Glória a vós, Senhor

Como funciona uma missa de sétimo dia online?

Durante o atual período que estamos vivendo, realizar as celebrações, como também as missas de sétimo dia, se tornaram inviável fisicamente.

Ou seja, se tornou necessário migrar para o meio digital, para conseguir realizar a celebração.

E, para quem está tendo o primeiro contato pode surgir muitas dúvidas, principalmente a respeito de como funciona essa missa online.

Porém, diante do fato, vale citar que a missa ocorre exatamente da mesma forma que as outras.

O que muda, será o fato de você estar na sua casa, e não fisicamente na paróquia.

A missa é geralmente realizada através de vídeos ao vivo, seja por redes sociais, Youtube, ou até mesmo pelo site da paróquia, e ela vai acontecer no dia e horário certo da celebração presencial.

Logo, no convite de missa de sétimo dia, a única coisa que você precisará ficar atento, será especificar onde vai acontecer, colocando o link ou endereço do site onde vai ocorrer, e junto adicionar a hora e data combinada na paróquia.

Se tornou, inclusive, uma nova oportunidade de mais pessoas conseguirem participar, uma vez que a missa presencial, está bem mais sujeita a imprevistos.

Missa de 7 dias conta a partir de que dia?

A celebração da missa de sétimo dia é realizada como homenagem para o ente querido que faleceu, com o propósito de orar para que sua alma seja bem recebida e acolhida na terra sagrada, para que possa descansar em paz eternamente.

Celebrar a missa do sétimo dia significa garantir a paz e o acolhimento da alma, pois de acordo com as tradições da igreja católica, após sua morte, a alma do falecido passa pelo purgatório para uma análise dos pecados e purificação antes de ir para o céu. Esse período é considerado a remissão dos pecados.

Os familiares e amigos próximos realizam essas orações para direcionar a alma do seu ente querido falecido para receber o perdão divino, se redimir e descansar no paraíso. A maior parte do rito da missa do sétimo dia tem esse objetivo como propósito.

De acordo com o catolicismo, para que a alma do falecido possa atingir a santidade é preciso passar pelo período de purificação antes de ir para o céu, como mencionado anteriormente, portanto, os fiéis acreditam que a missa deve ser contada a partir do momento em que a morte é declarada.

Normalmente, a missa do sétimo dia é realizada na paróquia em que o falecido ou seus familiares costumavam frequentar, além disso, a família e amigos se reúnem para um círculo de oração. Após a missa ser celebrada, acredita-se que a alma foi guiada para terra divina e conquista o descanso eterno.

O Sétimo – dia Adventista Igreja é uma denominação cristã protestante, que se distingue pela sua observância do sábado, o sétimo dia da semana em Christian e calendários judaicos, como o sábado, e sua ênfase sobre a Segunda vinda iminente (advento) de Jesus Cristo.

Por fim, agora que você sabe as principais informações da missa de sétimo dia, saiba que se trata de algo tradicional, mas, ao mesmo tempo, muito simples de entender.

Mais conteúdo:

Quanto custa para enterrar uma pessoa?

Qual o tempo mínimo para enterrar uma pessoa?

Como fazer uma homenagem póstuma?

Qual o valor para transportar um corpo para outro estado?

Cemitério particular x Cemitério público: Qual escolher?

Por que rezar para pessoas que já faleceram?

Acesse o nosso site:
www.conslac.com.br

Deixe um comentário