Encontrar boas formas de falar com quem acaba de perder alguém é fundamental para criar um suporte para o amigo, familiar ou conhecido que está enlutado.
Afinal, só quem já perdeu um ente querido sabe o quanto este momento é delicado e requer atenção. Por isso, antes de qualquer coisa, considere a importância de você demonstrar empatia a outra pessoa, e jamais use termos pejorativos, dando a entender que o sujeito poderá substituir a perda, por exemplo.
Mas, além desse cuidado, existem uma série de fatores que podem ser levados em conta. No decorrer deste conteúdo explicaremos cada um deles.
- Cuidado para não demonstrar indiferença
- Diga que você está disposto a ouvir a pessoa
- Não cobre força nessa situação – deixe a pessoa viver a dor dela
- Não force uma aproximação – deixe a pessoa ficar sozinha, caso queira
- Demonstre a sua presença, mesmo de longe
- Escute o que a outra pessoa está dizendo, sem julgá-la
- Não use frases clichês se não for com sinceridade
- Respeite o tempo da pessoa – não tente acelerá-la!
- Introduza outros assuntos, à medida que a pessoa dá espaço
- Faça a pessoa se sentir à vontade quando quiser chorar ou desabafar
10 Formas de falar com quem acaba de perder alguém
Veja as nossas sugestões de formas de falar com quem acaba de perder alguém:
1- Cuidado para não demonstrar indiferença
Cuidado para não demonstrar indiferença diante da situação. Ficar em absoluto silêncio, ou tentar ignorar o processo, é muito perigoso. Às vezes, ficar ao lado da pessoa e dizer que está junto dela é muito eficiente.
2- Diga que você está disposto a ouvir a pessoa
Uma pessoa enlutada pode ter dificuldades de se expressar. Por isso, demonstre abertura para que ela fale sobre como está se sentindo. Faça-a sentir- se à vontade ao seu lado.
3- Não cobre força nessa situação – deixe a pessoa viver a dor dela
Ficar dizendo para a pessoa “ser forte” é muito perigoso e, até mesmo, uma prova de falta de consideração. A pessoa está passando por uma situação difícil, deixe-a viver esse momento. O luto é muito importante para a saúde mental do sujeito.
4- Não force uma aproximação – deixe a pessoa ficar sozinha, caso queira
Não fique perguntando, o tempo todo, como a pessoa está se sentindo. É claro que mostrar presença e apostar em boas formas de falar com quem acaba de perder alguém é imprescindível, mas forçar uma aproximação pode tornar a situação desgastante. Por isso, se a pessoa quiser ficar um tempo sozinha, respeite.
5- Demonstre a sua presença, mesmo de longe
Se por acaso você não puder estar próximo da pessoa neste momento difícil, demonstre a sua preocupação e empatia mesmo de longe. Às vezes, uma simples mensagem de “sinto muito pela sua perda” já é mais do que o suficiente para demonstrar o seu apoio.
6- Escute o que a outra pessoa está dizendo, sem julgá-la
Quando a pessoa começar a desabafar para você, não corte-a e tampouco julgue-a. Deixe-a falar livremente, pois essa é uma forma de aliviar a dor da perda. Apenas, escute.
7- Não use frases clichês se não for com sinceridade
Sabe aquelas frases que dizem “pode contar comigo”? Pois bem. Não use-a se você não estiver sendo sincero. Cuidado para não prometer algo que, mais tarde, não poderá ser cumprido.
8- Respeite o tempo da pessoa – não tente acelerá-la!
Evite tentar acelerar a pessoa. Não fique dizendo que ela deve sair ou que ela deve “se esforçar”. Cada pessoa tem um tempo específico de luto, e é o seu dever respeitar isso.
9- Introduza outros assuntos, à medida que a pessoa dá espaço
Conforme o tempo for passando e a pessoa demonstrar certa abertura, comece a introduzir outros assuntos. Isso, aos poucos, vai restabelecendo o equilíbrio emocional do seu amigo ou familiar, atravessando o luto de uma forma mais saudável.
10- Faça a pessoa se sentir à vontade quando quiser chorar ou desabafar
Lembre-se, demonstrar abertura e fazer com que o outro se sinta à vontade perto de você pode ajudá-lo a enfrentar o luto com mais eficiência.
Neste momento, não tente investir em algo “mirabolante”, mas sim, mostre a sua empatia, a sua preocupação e escute o outro. Isso já fará toda a diferença.
Mais conteúdo:
Quanto custa para enterrar uma pessoa?
Qual o tempo mínimo para enterrar uma pessoa?
Como fazer uma homenagem póstuma?
Qual o valor para transportar um corpo para outro estado?
Cemitério particular x Cemitério público: Qual escolher?
Acesse o nosso site:
www.conslac.com.br
Fundada em 1988, a CONSLAC está sediada na cidade de São Roque-SP, onde possui toda uma estrutura necessária e uma equipe completa e multidisciplinar para atender seus associados e clientes.