You are currently viewing Urnas Funerárias: 10 tipos de urnas funerárias
Urnas funerárias
  • Post author:
  • Post last modified:1 de novembro de 2021

Quando você pensa nos tipos de urnas funerárias, o que lhe vem à mente? O clássico caixão de madeira? Ou você já teve a oportunidade de ver outros tipos de urnas, mais sofisticadas e nobres?

Independente da sua resposta, neste conteúdo nós vamos lhe apresentar 10 possibilidades diferentes de urnas funerárias que você precisa conhecer. Temos certeza de que você se surpreenderá com algumas possibilidades. Acompanhe e saiba mais!

10 tipos de urnas funerárias que serão abordadas no conteúdo:

  1. Urna biodegradável
  2. Urna temática
  3. Urna de papelão
  4. Urna hidrossolúvel
  5. Urna de aço inoxidável ou metal
  6. Urna de bronze
  7. Urna de mármore
  8. Urna de madeira
  9. Urna de granito
  10. Urna de ouro

Conheça 10 tipos de urnas funerárias

Nós selecionamos os 10 tipos de urnas funerárias mais conhecidas no mundo, para que você esteja por dentro de tudo o que envolve este assunto. Acompanhe a nossa lista a seguir e surpreenda-se:

1- Urna biodegradável

Esse tipo de urna é utilizada para armazenar as cinzas da cremação. A ideia é de que o ciclo da vida seja entendido como algo que não tem fim, mas sim, tem novos significados e caminhos. 

Ou seja, a vida do ente querido não acaba em vão, dando margem para que algo positivo seja feito pela natureza: transformando as cinzas e a urna em adubo para plantas e árvores.

Dessa maneira, quando a urna é enterrada ela passa a se degradar, transformando-se em um poderoso adubo, que cria novos significados para a passagem da vida e da morte.

2- Urna temática

As urnas temáticas são desenvolvidas de acordo com a personalidade do falecido. Por exemplo, é possível solicitar uma pintura que remete a algo que a pessoa amava muito em vida, como um time de futebol, uma banda, etc. 

Trata-se de uma forma de deixar a despedida mais personalizada e “a cara” da pessoa que faleceu.

3- Urna de papelão

A urna de papelão pode ser uma alternativa bastante sustentável para quem deseja aderir à cremação. Afinal, quando queimada, a urna não emite gases tóxicos no ambiente, o que ocasiona um cuidado a mais com a natureza.

Também pode ser vista como biodegradável, uma vez que o papelão começa a se degradar depois que o ente querido é sepultado.

4- Urna hidrossolúvel

Este modelo de urna é muito utilizado no caso de pessoas que desejam despejar as cinzas no mar, uma vez que ela é feita de materiais que se dissolvem na água, liberando as cinzas aos poucos.

Ela pode ser feita de argila ou areia, dependendo do tipo adquirido. Não agride o meio ambiente e vai afundando aos poucos, à medida que se desmancha e espalha as cinzas do falecido no mar ou rio, homenageando-o.

5- Urna de aço inoxidável ou metal

No caso de urnas que possam ficar expostas ao tempo e à chuva, o aço inoxidável é o mais recomendável, uma vez que não oxida por conta do contato com a água. 

6- Urna de bronze

A urna de bronze também apresenta um acabamento mais resistente, sendo uma opção mais nobre. Costuma ser utilizada no caso de sepultamento, uma vez que na cremação poderia prolongar o processo e até mesmo encarece-lo.

7- Urna de mármore 

A urna de mármore apresenta uma maior resistência, além de ter um acabamento bonito e diferenciado. Trata-se de um modelo um tanto quanto robusto e de presença, que pode ser usado para manter a conservação do caixão por mais tempo.

8- Urna de madeira

A urna de madeira, sem dúvidas, é um dos tipos de urnas funerárias mais conhecidas do mercado funerário. Afinal, é possível que praticamente todo mundo já tenha tido contato, alguma vez, com uma urna de madeira.

O que difere esse tipo de urna é que é possível encontrar “categorias” diferentes, cada qual com o seu tipo de acabamento e tipo de madeira.

Além disso, elas podem receber acabamentos nos mais diversos tipos de materiais, inclusive dos que já citamos aqui, como mármore, bronze e, em alguns casos, até mesmo alguns tipos de plásticos.

Os tipos de madeiras mais utilizados são os seguintes:

  • Mogno;
  • Carvalho;
  • Cerejeira;
  • Entre outras possibilidades.

9- Urna de granito

Assim como a urna de mármore, a de granito garante mais resistência e durabilidade, por se tratar de uma pedra natural. Além disso, pode ser vista como uma urna um pouco mais nobre, e que garante mais beleza e sofisticação ao acabamento.

10- Urna de ouro

Quando pensamos em sofisticação e elegância, a urna de ouro costuma estar no topo da lista dos tipos de urnas funerárias. Afinal, há quem pague mais de 1 milhão de reais em uma urna feita de ouro.

Seu acabamento dourado demonstra um grande diferencial, e normalmente o seu interior também é feito com tecidos e acabamentos de luxo.

Este tipo de urna costuma ser utilizado no sepultamento de pessoas famosas ou bilionárias, embora nada impeça que uma pessoa “anônima” também receba esse luxo – desde que seja possível investir o valor exorbitante na urna.

Possui uma grande durabilidade e beleza incomparável, transparecendo elegância, robustez e marcando presença intensamente.

Como escolher dentre os tipos de urnas funerárias?

A escolha, na verdade, é muito subjetiva. Tudo dependerá dos desejos da família, dos desejos que o falecido expressou em vida, do orçamento disponível para que o sepultamento aconteça, entre outras variáveis.

Por isso, quando pensar em escolher entre os tipos de urnas funerárias, considere os fatores abaixo:

  1. Saiba qual é o orçamento disponível para pagar o velório e o sepultamento como um todo, separando uma parte para a urna.
  2. Analise os desejos da família e também do ente querido que partiu.
  3. Estude as melhores possibilidades para que o velório e o sepultamento aconteçam da melhor forma possível.
  4. Tome uma decisão mais racional do que emocional, embora saibamos que as emoções estejam à flor da pele nesse momento. Exercite o equilíbrio emocional aqui.

E em casos de dúvidas, conte com quem entende do assunto e pode ajudar você a fazer a escolha mais assertiva possível. Estamos à disposição para atender às suas necessidades e assim garantir que tudo saia melhor que o planejado. Conte conosco nesse momento tão delicado.

plano funeral completo CONSLAC

Mais conteúdo:

Cortejo fúnebre: 7 Informações que você precisa saber

Crematórios: 10 Informações que você precisa saber

Como funciona um plano funerário familiar?

Como saber qual é o melhor plano funerário?

Plano funerário: Como funcionam os prazos e carências?

15 músicas de luto para homenagear pessoas queridas que faleceram

Acesse o nosso site:
www.conslac.com.br

Deixe um comentário