You are currently viewing Por que rezar para pessoas que já faleceram?
rezar para pessoas que faleceram
  • Post author:
  • Post last modified:4 de agosto de 2021

Rezar para pessoas que já faleceram é uma tradição em diversas religiões. Essa prática, segundo os fiéis, não apenas conforta os amigos e familiares do ente querido que partiu, como também é importante para a passagem deste para o outro plano. 

No decorrer deste texto, portanto, vamos apresentar diversas informações, dicas e sugestões de orações para pessoas que já faleceram. Acompanhe e saiba mais sobre esse assunto.

Qual a intenção de rezar pelos mortos?

Rezar pelo ente querido que faleceu é uma forma de demonstrar o seu amor e afeto por aquele que partiu. Trata-se de uma tradição onde os familiares auxiliam o falecido a atravessar deste para o outro plano.

Aqui, estimula-se que o tempo no purgatório seja mais curto, garantindo que o familiar possa entrar no Reino dos Céus em um tempo menor.

Isto é, ao invés de ele aguardar um longo período no purgatório, as orações dos familiares podem ajudá-lo a atravessar esse período mais rapidamente e com mais tranquilidade, segundo os fiéis.

Como rezar o terço para uma pessoa que morreu?

Na hora de rezar o terço para uma pessoa que morreu, recite a oração “Ave Maria” três vezes, no grupo seguinte de três contas. Faça esta oração: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.

Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte, Amém”.

Como rezar para um filho falecido?

Quando você for rezar pelo seu filho falecido, lembre-se de enaltecer alguns pontos importantes na sua oração, como por exemplo:

  • Que ele seja recebido e amparado no outro plano;
  • Que o seu coração de pai/mãe possa ser tranquilizado neste momento difícil;
  • Que o seu filho seja protegido no outro plano;
  • Que o coração de outras mães também seja confortado.

Como rezar para uma pessoa que já faleceu?

Existem diversas maneiras de se rezar para pessoas que já faleceram, e tudo dependerá da religião e da crença do familiar.

No entanto, existem algumas orações mais comumente utilizadas pelos católicos, que podem servir de alicerce para este momento. Veja uma delas:

“Ó Deus, fonte de perdão e salvação, por intercessão da Virgem Maria e de todos os santos, dai ao(a) meu(minha) irmão(ã) (diga o nome) que já partiu deste mundo, a bem-aventurança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém!” Fonte: Terra.

Existe diferença entre rezar e orar?

O que você faz? Orar ou rezar? (Se você não fizer nenhum dos dois, basta continuar lendo para que você esteja mais informado). Se você tem dúvidas sobre qual é a diferença entre os dois conceitos, então leia abaixo, porque então explicamos a diferença entre rezar e rezar.

Orando para a maioria dos crentes, rezar é falar com Deus. É uma forma de se comunicar com aquele ser superior em que se acredita, usando palavras próprias e modos particulares de expressão.

Aqueles que rezam tentam fazer seus pensamentos e desejos mais profundos conhecidos por essa entidade divina que assumem estar sempre ouvindo-os e se sentindo interessados no bem-estar de seus servos ou filhos.

Da mesma forma, também reza para agradecer a Deus pelas coisas que ele oferece (por exemplo, pela própria vida) ou por algo de bom que aconteceu.

Através da oração os crentes podem expressar seus verdadeiros sentimentos diante da divindade, fazer petições e agradecer individualmente.

Por que os evangélicos não oram pelos mortos?

Segundo os evangélicos, a oração pelos mortos não tem muito sentido, uma vez que, a partir do falecimento, o destino já está traçado. Isto é, os vivos nada podem fazer por aqueles que já partiram, considerando que estes já têm um caminho predestinado, que foi “selecionado” ao longo de sua conduta durante a vida na terra.

Como fazer uma oração pelas almas dos falecidos?

Na oração pelas almas dos falecidos, você pode focar em pedir luz e paz para os que já partiram. Além disso, é importante mencionar que estes sejam recebidos com proteção, cuidado e afeto no outro plano.

Da mesma forma, ao orar por pessoas que já faleceram, você também pode solicitar o conforto para o seu próprio coração.

Qual a oração para uma pessoa descansar em paz?

Existem diversas orações, e até mesmo as subjetivas podem ser postas em prática, se assim você se sentir confortável. Mas, de qualquer modo, trouxemos uma opção pronta para você:

“Pai Santo, Deus eterno e Todo-poderoso, neste Momento de Fé, nós Vos pedimos por… (mencione o nome do ente querido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a paz e a luz.

Que ele tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência.

Que a sua alma nada sofra, e Vos digneis ressuscitá-lo com os Vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa.

Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a Vós a vida imortal no reino eterno.

Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

Como funciona uma oração para os falecidos segundo espírita?

Segundo os espíritas, as orações chegam até os irmãos desencarnados, e eles podem receber tanto o nosso desespero, quanto as nossas palavras afetuosas e de amor.

A energia passada está envolvida com o pensamento e a vontade. Por isso as orações para falecidos, nesse caso, são repletas de mensagens positivas, de afeto, carinho, etc.

De acordo com o espiritismo, as preces devem “vir do coração”, ou seja, não devem ser decoradas e apenas reproduzidas, como vemos em outros tipos de religiões. Aqui, o foco está no seu sentimento, no que você sente no momento em que faz a sua oração.

Vale ressaltar ainda que quem ora por alguém que faleceu, segundo o espiritismo, também ora para si mesmo, uma vez que a vida é uma constante troca de bem e mal.

Por isso, ao rezar por pessoas que já faleceram, considere os seus sentimentos e emoções, e seja sincero – isso pode voltar para você, no futuro

Por que os católicos acendem velas para os mortos? 

As velas, segundo as tradições católicas, representam um caminho iluminado para o ente querido que partiu. É como se o familiar acendesse um caminho brilhante para esse que já se foi.

A tradição de acender velas por razões religiosas remonta milhares de anos antes da existência do judaísmo e do cristianismo. Os romanos antigos acenderam velas diante da imagem de seu imperador, a quem consideravam um deus.

Os cristãos adotaram a tradição de acender velas, mas atribuíram a ela uma variedade de propósitos, como liturgia, orações e reverência a Deus.

O ato de acender velas para os mortos continua sendo um dos usos mais comuns de velas para muitos, mas por que eles fazem isso?

Como é a tradição do dia de finados?  

No dia de finados, segundo a tradição católica, é feita uma oração para as pessoas que já faleceram, além de que é realizada a confissão sacramental e a reza na intenção do santo pontífice.

Se a alma do falecido não estiver mais no purgatório, as indulgências serão direcionadas a quem as realiza. 

 

Mais conteúdo:

Quanto custa para enterrar uma pessoa?

Qual o tempo mínimo para enterrar uma pessoa?

Como fazer uma homenagem póstuma?

Qual o valor para transportar um corpo para outro estado?

Cemitério particular x Cemitério público: Qual escolher?

Acesse o nosso site:
www.conslac.com.br

Deixe um comentário