You are currently viewing Os 5 Estágios do Luto
Estágios do luto
  • Post author:
  • Post last modified:22 de abril de 2021

Uma teoria desenvolvida pela psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross sugere que passamos por cinco estágios distintos de luto após a perda de um ente querido: negação, raiva, barganha, depressão e finalmente aceitação

Em um esforço para entender melhor o processo de luto, muitos especialistas em saúde mental e pesquisadores dedicaram anos para estudar a perda e as emoções que vêm com ela.

Uma dessas especialistas foi Elisabeth Kübler-Ross, psiquiatra suíça americana. Ela criou o modelo Kübler-Ross, a teoria dos cinco estágios de luto e perda.

Você pode até pular todas essas emoções e processar sua perda de forma diferente completamente. Os cinco estágios do luto devem servi-lo como referência, não como regra.

  1. Negação
  2. Raiva
  3. Negociação
  4. Depressão
  5. Aceitação

1. Primeiro estágio do luto: Negação

Na primeira fase, você recebe a mensagem de que está sofrendo de uma doença incurável. Você absolutamente não quer ver as notícias e os parentes de luto muitas vezes resistem para enfrentar o fato. “Provavelmente éuma confusão ou um diagnóstico errado!”

2. Segundo estágio do luto: Raiva

Na segunda fase, os sentimentos vêm à tona. Raiva e raiva surgem! A dor de uma morte iminente nos faz discutir em várias direções. Os médicos, Deus, o universo – tentamos fixar a frustração em um culpado.

Nesta fase, tendemos a ter reações mal consideradas de curto-circuito, como mensagens de ódio ou reprovações selvagens aos nossos semelhantes.

3. Terceiro estágio do luto: Negociação

Esta fase é muitas vezes intimamente entrelaçada com a fase um e descreve o desejo de evitar o destino com certas ações. Por exemplo, a partir de agora, você promete comer de forma saudável, parar de fumar ou parar maus hábitos. Fiel ao lema: “Estou fazendo algo bom e estou recebendo algo bom de volta para ele.” A doença é vista como uma espécie de punição por mau comportamento.

4. Quarto estágio do luto: Depressão

De agora em diante, não há como voltar atrás. Depois de um longo período de resistência sem sucesso, a força da ameaça é agora considerada inevitável. Isso nos faz renunciar. Você se sente fraco, sozinho e indefeso. Parentes de luto muitas vezes não conseguem lidar com a situação em si e também estão de humor depressivo.

5. Quinto estágio do luto: Aceitação

Com o tempo, você faz as pazes com o diagnóstico e tenta lidar com sua vida cotidiana agradavelmente. Você aprende a apreciar a vida e usar o tempo restante – o melhor que puder! Além disso, agora você é capaz de tranquilizar e confortar parentes em luto que ainda não estão prontos com sua atitude madura.

Mas é claro que sempre há momentos em que você está muito triste e desesperado. Isso é humano e também melhor para sua alma do que comer tudo em você.

Você pode ler um relato autêntico da dor da morte de um ente querido aqui. Além disso, em uma entrevista com um psicoterapeuta, você aprenderá a lidar com o luto.

Estágios de luto: Sofrimento individual

Como consideramos as cinco etapas do luto, é importante notar que as pessoas sofrem de forma diferente e você pode ou não passar por cada uma dessas etapas, ou experimentar cada uma delas em ordem.

As linhas desses estágios são muitas vezes borradas — podemos passar de um estágio para o outro e possivelmente voltar novamente antes de nos movermos totalmente para um novo estágio.

Além disso, não há um período de tempo específico sugerido para nenhuma dessas etapas. Alguém pode experimentar os estágios rapidamente, como em questão de semanas, onde outra pessoa pode levar meses ou até anos para se mudar para um local de aceitação. O tempo que leva para você passar por esses estágios é perfeitamente normal.

Considerações finais

Quando se experimenta uma perda trágica, às vezes parece que as coisas vão ficar bem novamente. No entanto, a alegria existe no mundo e a recuperação é possível.

Ajuda a falar com um terceiro neutro sobre sua dor, emoções e as consequências que vem com a morte. Um terapeuta de luto ajuda você a expressar a complexa teia de sentimentos que você experimenta e fornece ferramentas úteis para lidar com eles.

O luto é diferente para cada pessoa, então você pode começar a lidar com a perda na fase de negociação e encontrar-se em raiva ou negação em seguida. Você pode permanecer por meses em um dos cinco estágios, mas pular os outros completamente.

Conteúdo relacionado:

Qual o tempo mínimo para enterrar uma pessoa?

Quanto custa para enterrar uma pessoa?

Deixe um comentário