Você já parou para pensar quais são os principais cuidados técnicos na preparação do corpo pós-morte?
Em grande parte das vezes, quando algum conhecido ou ente querido nosso acaba falecendo, o corpo é levado para determinado locais, e depois de um certo tempo ele volta para os familiares, para que seja feito o velório e seja feita as últimas despedidas.
No entanto, e antes do velório? Por onde o corpo passa? Quais os cuidados e preparação técnica deve acontecer antes do corpo ser entregue aos familiares?
Portanto, para que você possa entender tudo, citaremos os 5 principais cuidados técnicos na preparação do corpo pós-morte.
- O que significa fazer a preparação do corpo pós-morte?
- Como funciona a preparação em ambiente hospitalar?
- Como preparar um corpo no IML?
- Como funciona o embalsamamento?
- Como funciona a Tanatopraxia?
O que significa fazer a preparação do corpo pós-morte?
A preparação do corpo pós-morte é um dos processos mais importantes, sendo uma das etapas fundamentais antes do falecido ser apresentado a família.
Isso porque, após a morte, o corpo por ser uma matéria, tende a se denegrir no decorrer do tempo.
E, em grande parte das vezes, até que o corpo seja entregue a funerária, muito tempo se passa, e esse tempo pode fazer o corpo ficar cada vez mais rígido, e sua aparência física fique cada vez mais diferente.
Hoje, o serviço de preparação pós morte pode ocorrer em alguns lugares, que vão variar de acordo com a morte.
Por exemplo, caso o paciente venha a falecer em ambiente hospitalar, por causas geralmente mais naturais e relacionadas a saúde, os primeiros procedimentos são feitos por lá pelos próprios profissionais.
Ou seja, através de cuidados técnicos na preparação do corpo pós-morte, eles vão deixar o corpo a ponto de ser entregue ao serviço funerário.
Depois, o serviço funerário continua o processo, e assim faz os tramites finais até o sepultamento.
No entanto, certamente você já ouviu falar sobre o IML (Instituto Médico Legal), não é mesmo?
Se você não sabe os casos que vão ao IML, são mortes por violências ou causas externas, como acidentes, assassinatos, afogamentos, intoxicação e dentre outros.
Nesse sentido, lá que ocorrerá os primeiros preparatórios, com médicos legistas e especialistas, para depois direcionar o corpo para funerária.
Por fim, em ambos os locais, a preparação do corpo é algo de extrema importância, e que deve acontecer para garantir segurança e integridade.
Como funciona a preparação em ambiente hospitalar?
Dessa forma, começando por um caso bastante comum, se a pessoa faleceu em um ambiente hospitalar, a equipe de enfermagem será quem vai realizar os primeiros preparos.
Nesse momento a equipe de enfermagem especializada para esses casos, vai preparar o corpo, sendo comprovado o óbito por um médico de plantão, e a garantia de uma boa estética inicial para depois ir a funerária.
Esse primeiro contato que ocorre no hospital é de grande importância, considerando que logo após a morte, o corpo começa a enrijecer, e quanto antes realizado os primeiros processos, mais fácil será o serviço da funerária.
Nesse sentido, para você ter uma breve ideia, geralmente as etapas feitas no hospital são:
- Desligamento de aparelhos e remoção de fluidos ou medicações
- Caso o paciente tenha dentaduras ou próteses, esses acessórios são ajustados afim de manter a aparência original do rosto
- Região da mandíbula é fechado com fita adesiva para manter o máximo da aparência física do falecido
- Coloca-se algodões secos nos principais orifícios
- Entrega do paciente ao serviço funerário que vai fazer o restante do processo até a entrega do corpo aos familiares para velório e sepultamento.
Por fim, depois de todo esse processo realizado, vale lembrar que a equipe do hospital ainda realiza uma limpeza completo do leito ou apartamento onde o paciente estava.
Além disso, todos os principais pertences do paciente falecido são entregues aos seus familiares.
Como preparar um corpo no IML?
Falando dos cuidados técnicos na preparação do corpo pós-morte no IML, saiba que o procedimento também é bastante completo.
No entanto, se você não sabe, o corpo vai ao IML mais pela autópsia.
Nesse sentido, estamos falando de exames físicos externos e se preciso internos, afim de detalhar a causa da morte para pericia e dentre outros órgãos.
Por exemplo, determinada pessoa que você conhece foi morta a tiros.
Como você sabe, por ser uma morte violenta, vai direto para o IML.
Logo, ao chegar no IML os médicos legistas vão realizar os exames necessários, afim de verificar quantos disparos atingiu a vítima, quais os locais, calibre da arma usada e dentre outros.
Geralmente é feita uma limpeza inicial do corpo no IML, mas a mais detalhada é feita na funerária.
Por fim, após os exames de autopsia, o corpo é liberado para funerária, que como já citamos, realizará o restante dos processos.
Como funciona o embalsamamento?
Se você não sabe, mesmo que exista a muitos anos, ainda hoje essa técnica tem uma forte procura.
Nesse sentido, para você que não conhece, essa técnica tem como foco principal, a conservação do corpo humano.
Dessa forma, estamos falando de uma série de cuidados técnicos na preparação do corpo pós-morte, geralmente usada para conservar o corpo em transportes e velórios mais longos.
Por exemplo, uma pessoa pode morrer no Rio Grande do Sul, mas seus parentes resolveram realizar o velório no Ceará.
Desse modo, o embalsamento precisa ser feito.
Caso você não conheça, o processo de embalsamento funciona da seguinte forma nos tempos de hoje?
- Primeiramente, é feita uma limpeza geral no corpo com desinfetantes e germicidas.
- Logo após, é feita uma massagem nos músculos e face, para tirar o máximo possível da rigidez do corpo.
- Depois, é feita uma incisão de 8cm na região entre ombro e pescoço, para que seja removida a artéria carótida e assim inserido um pequeno cano.
- Nesse canal é injetado um fluido embalsado composto de água e formaldeído, com o foco de que preencha os locais onde o sangue foi retirado.
- Por conseguinte, é feita outra incisão próxima ao umbigo para inserir o trocar, aparelho semelhante a uma antena que funciona como um aspirador. O Foco principal é retirar os gases do sistema digestivo.
- Por fim, fechadas serão as incisões após 3 horas do procedimento, e assim higienizado novamente o corpo.
Como funciona a Tanatopraxia?
Sendo um dos cuidados técnicos na preparação do corpo pós-morte, a tanatopraxia funciona como contrário ao embalsamento.
Dessa forma, ela é destinada para conservar o corpo em tempos mais curtos, sendo indicada para uma conservação de 24 a 48 horas.
Essa é uma das mais comuns, e usadas quando não necessita de um processo mais agressivo, como o embalsamento.
No entanto, além de conservar por esse menor tempo, ela também funciona para uma higiene mais detalhada, afim de evitar a disseminação de doença no velório.
Geralmente você vai ver esse procedimento em pessoas falecidas por determinados tipos de doenças. E você, o que achou desses 5 cuidados técnicos na preparação do corpo pós-morte?
Mais conteúdo:
Quanto custa para enterrar uma pessoa?
Qual o tempo mínimo para enterrar uma pessoa?
Como fazer uma homenagem póstuma?
Qual o valor para transportar um corpo para outro estado?
Cemitério particular x Cemitério público: Qual escolher?
Acesse o nosso site:
www.conslac.com.br
Fundada em 1988, a CONSLAC está sediada na cidade de São Roque-SP, onde possui toda uma estrutura necessária e uma equipe completa e multidisciplinar para atender seus associados e clientes.