You are currently viewing O que dizer aos familiares no velório?
O que dizer aos familiares no velório?
  • Post author:
  • Post last modified:6 de fevereiro de 2021

O que dizer aos familiares no velório? Muitas vezes é difícil saber o que dizer a alguém que passou por uma perda significativa.

Podemos nos surpreender com o que poderíamos dizer para ajudar a pessoa enlutada, mas também nos preocupando que o que dissermos possa perturbá-la ou ofendê-la.

Podemos ficar nos sentindo impotentes ou inadequados porque, embora adorássemos ajudar, às vezes nossas palavras de conforto não parecem suficientes nessas circunstâncias.

O importante a lembrar é que dizer algo quase sempre é melhor do que não dizer nada, especialmente se o que você disser for bem intencionado e sincero.

O que dizer a alguém antes de um funeral?

Depois da morte, é importante reconhecer essa perda ao falar com a pessoa enlutada. Podemos nos sentir constrangidos em ‘trazer isso à tona’ antes do funeral, mas lembre-se, você não os está lembrando de sua dor.

Você está dando a eles permissão para serem abertos sobre seus sentimentos com você, se assim decidirem. Você pode optar por enviar um cartão, o que permite algumas palavras bem escolhidas, mas um telefonema ou uma breve visita também são muito apreciados.

Aqui estão alguns exemplos do que dizer em um funeral:

  • Sinto muito pela sua perda
  • Ele fará falta para todos que o conheceram
  • Ela era uma mulher adorável e fará muita falta
  • Você e sua família estão em meus pensamentos e orações
  • Quando estiver pronto, estou aqui para ajudá-lo

Se você estiver participando de um serviço funerário , é apropriado expressar sua solidariedade à família.

O que dizer a alguém após um funeral?

Depois de um funeral, geralmente são as palavras gentis de conforto das pessoas que compareciam que a família se lembra por muito tempo.

Às vezes, estamos realmente sem palavras e não conseguimos dizer algo pessoal porque tememos quebrar ou aborrecer a pessoa enlutada.

Quando isso acontecer, você pode querer dizer algo como ‘Não sei o que dizer ou a melhor forma de ajudá-lo, mas gostaria muito de fazê-lo’. Muitas vezes, é uma maneira muito honesta de dizer às pessoas como nos sentimos e de tranquilizar a pessoa enlutada de que você realmente se importa e estará ao seu lado.

Coisas que você não deve dizer em um funeral?

Existem, no entanto, algumas coisas que não devem ser ditas em um funeral. É aconselhável evitar banalidades como ‘bem, ele teve uma vida boa’ ou ‘eles estão em um lugar melhor agora’.

Queremos tentar reconhecer a dor de uma pessoa enlutada, não minimizá-la ou banalizá-la. Pode muito bem ser que a pessoa que morreu viveu uma vida longa, feliz e significativa, mas para aqueles que ficaram para trás (por exemplo, um marido enlutado cuja esposa de 50 anos morreu), a duração da vida da pessoa nunca poderia ter sido longa o suficiente e o impacto do luto sobre eles não pode e não deve ser minimizado.

Mesmo que você tenha sofrido uma perda semelhante, é importante não dizer coisas como ‘Eu sei como você se sente’.

O fato é que você não. Você só pode saber como se sentiu quando estava enlutado, não deve presumir que outras pessoas se sentem da mesma maneira. Ao dizer coisas como ‘Eu sei como você se sente’, você muda o foco da atenção dos sentimentos deles para os seus.

Pode chegar um momento em que você pode compartilhar dicas úteis sobre como se sentiu quando alguém morreu e o que o ajudou, mas raramente é o momento certo para ter essas conversas em um funeral.

Como ajudar alguém que está sofrendo?

Outra coisa que as pessoas costumam dizer em um funeral é se precisar de alguma coisa, é só me avisar’. Embora isso geralmente seja bem-intencionado, coloca a responsabilidade de pedir ajuda sobre a pessoa enlutada.

Se você quiser ajudar, seja específico em sua oferta. Como exatamente você pode ajudar dependerá, é claro, de cada pessoa.

O luto pode ser exaustivo e a pessoa enlutada pode apreciar algum alívio nas tarefas diárias, como cozinhar, cuidar de crianças e fazer compras.

Você pode se oferecer para ajudá-los com a papelada, pois pode haver muito o que resolver depois de uma morte e isso pode parecer opressor.

Uma assistência prática como essa pode ser uma boa maneira de demonstrar que você está ao seu lado. Muitas vezes, as ações falam mais alto do que as palavras e, quando o funeral acaba, e por muito tempo depois, as pessoas enlutadas podem precisar e apreciar tanto a ajuda prática quanto o apoio emocional.

Conteúdo relacionado:

Como fazer uma homenagem póstuma?

Qual o significado da missa de sétimo dia?

Acesse nosso site:
www.conslac.com.br

 

Deixe um comentário