You are currently viewing O que fazer com os pertences de um falecido: 15 dicas práticas
  • Post author:
  • Post last modified:2 de agosto de 2021

Saber o que fazer com os pertences de um falecido é fundamental para poder dar um passo importante no processo de luto. 

Quem já perdeu um ente querido sabe o quão doloroso pode ser voltar para casa, entrar no quarto e ver todos os pertences lá, no mesmo local em que foram postos.

Para lidar com essa dor e esse processo, é preciso ir com calma. A seguir, daremos sugestões que poderão ser úteis nesse sentido. Acompanhe e saiba mais.

O que fazer com os pertences de um falecido?

Antes de qualquer coisa, esteja ciente de que você não precisa, necessariamente, se desfazer dos pertences de um falecido da noite para o dia. 

O processo precisa respeitar o seu tempo de luto. Comece entrando no quarto, visualizando o que está mais acessível, toque nos pertences. Volte quando se sentir pronto para se “desfazer” de algo.

Inicie os novos destinos para os pertences à medida que você vai elaborando o seu luto. Quando perceber, passados alguns dias e semanas o processo será mais simples e leve do que você imaginava até aqui.

E é aqui, neste momento, que você deverá saber o que fazer com os pertences de um falecido. E, abaixo, damos sugestões interessantes. Atente-se a cada uma delas e coloque em prática as que fizerem mais sentido para você

  1. Doação de roupas para instituições de caridade
  2. Guardar as principais recordações
  3. Guardar os documentos do ente querido
  4. Descarte o que não pode ser reutilizado
  5. Distribua alguns pertences com os familiares
  6. Venda para um brechó de roupas usadas
  7. Restaure alguns pertences e dê novos significados a eles
  8. Use o que puder ser utilizado
  9. Devolva o que você sabe que era emprestado
  10. Venda para um bazar
  11. Separe o que pode ter valor judicial (joias, por exemplo)
  12. Faça artesanato com materiais que podem ser reutilizados
  13. Recicle os pertences que podem ser reciclados
  14. Use o tecido das roupas para criar novas peças
  15. Coleções podem se transformar em decoração afetiva

1- Doação de roupas para instituições de caridade

Procure, na sua cidade, quais instituições de caridade podem receber roupas e sapatos do falecido. Muitas pessoas necessitam desse suporte e dessas doações, e você pode fazer muita gente feliz com a sua atitude. 

Além disso, haverá toda uma nova significação para cada peça de roupa.

2- Guardar as principais recordações

Você não precisa se desfazer de todos os pertences de um falecido. Se há peças e objetos que significam algo especial para você, guarde-os.

Apenas tenha a ciência de não transformar isso em um vício de acumulação, ok? Foque em, por exemplo, guardar objetos para encher, no máximo, uma caixa organizadora.

3- Guardar os documentos do ente querido

Lembre-se de que os documentos também devem ser guardados, todos juntos, por conta das questões legais. Mantenha isso sempre à mão, para quando for solicitado.

4- Descarte o que não pode ser reutilizado

Você não precisa se sentir culpado por jogar fora alguns pertences de um falecido. Nem tudo será útil e reutilizado. Portanto, descarte e evite acúmulos.

5- Distribua alguns pertences com os familiares

Sabe aqueles objetos pessoais que trazem muitas lembranças e que todos têm muito carinho por eles? Bom, para que você não tenha que guardar todos consigo, experimente distribuir entre os familiares.

Assim, todo mundo pode levar para casa uma pequena lembrança dos momentos felizes e dos objetos daquela pessoa querida que faleceu.

6- Venda para um brechó de roupas usadas

Um brechó pode ser um bom destino quando você pensar em o que fazer com os pertences de um falecido. Assim você pode trazer novas utilidades para os pertences, fazendo com que um novo ciclo se inicie. 

7- Restaure alguns pertences e dê novos significados a eles

Considerando objetos decorativos ou até mesmo móveis, uma boa pedida é restaurar e dar novos significados a eles. Por exemplo, se o ente querido possuía uma cômoda antiga, que tal transformá-la em uma penteadeira?

Esse ato de renovar o material fará com que ele seja útil e ainda carregue uma linda história.

8- Use o que puder ser utilizado

Se há peças de roupa ou materiais que, porventura, são interessantes e úteis para você, não se sinta desconfortável e use. Aproveite essa oportunidade de dar novas utilidades para algo que já fez parte da vida de alguém que você ama.

9- Devolva o que você sabe que era emprestado

Observe se dentre os pertences do falecido há algum material que, em algum momento, foi pego emprestado. Se sim, o mais importante a se fazer é devolver para o dono original.

10- Venda para um bazar 

Da mesma forma que as roupas podem ser vendidas para um brechó, os materiais e objetos em bom estado podem ser vendidos para um bazar. Assim você dá um novo destino e novas utilidades aos itens.

11- Separe o que pode ter valor judicial (jóias, por exemplo)

Lembre-se de que nem todos os pertences podem ser doados, vendidos ou descartados, pois há aqueles que podem estar em um testamento.

Sendo assim, verifique o que pode ter valor judicial, como documentos e jóias, e guarde-os em um local seguro, até que o inventário seja feito.

12- Faça artesanato com materiais que podem ser reutilizados

Reaproveite aqueles materiais que podem ter um novo uso e nova finalidade. Para isso, aventure-se no artesanato e traga ainda mais emoção para a construção de novos materiais e objetos.

13- Recicle os pertences que podem ser reciclados

Da mesma forma que você pode construir peças de artesanato, foque em reciclar os materiais que podem ser reciclados. 

Diversas empresas, em todo o país, trabalham especificamente com a reciclagem de materiais. Entre em contato com alguma delas e saiba quais objetos podem ser entregues para a reciclagem.

De quebra, você estará cuidando do futuro do nosso planeta.

14- Use o tecido das roupas para criar novas peças

Se você gosta de costurar, pode aproveitar as peças para customizar novas roupas e assim ter lembranças do seu ente querido sempre por perto.

Afinal, é possível transformar camisetes em vestidos, e assim usá-los em momentos marcantes de sua vida, como forma de demonstrar carinho pelo ente que partiu.

Lembre-se apenas de que você não precisa aproveitar todas as peças de roupa, tampouco usá-las o tempo todo. Use sempre o bom senso para não atrapalhar o seu processo de luto.

15- Coleções podem se transformar em decoração afetiva

Se o ente querido possuía coleções específicas, experimente expô-las como itens decorativos em sua casa. Além de deixar o ambiente mais bonito e aconchegante, você ainda terá um significado marcante por trás dos objetos.

A memória e a decoração afetiva deixarão o seu lar renovado e pronto para atravessar o luto de uma maneira saudável. Faça isso por você e por aquela pessoa amada que partiu.

Conteúdo relacionado:

Quanto custa para enterrar uma pessoa?

Qual o tempo mínimo para enterrar uma pessoa?

Acesso nosso site:
www.conslac.com.br

Deixe um comentário