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atestado de óbito
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  • Post last modified:29 de julho de 2021

Saber como tirar atestado de óbito é muito importante para poder agilizar esse processo em um momento tão delicado.

Afinal, embora ninguém goste de falar sobre a morte, devido ao tabu que é criado sobre ela, devemos nos preparar para esse momento, tendo em vista que todos passarão por isso um dia.

Por conta disso, nada melhor do que manter-se sempre informado, a fim de compreender as principais informações e os trâmites mais importantes diante de um falecimento. 

Pensando nisso, elaboramos este breve guia com tudo o que você precisa saber para tirar atestado de óbito. Acompanhe.

Conteúdo da página:

  • Quem dá o atestado de óbito?
  • O que precisa para tirar atestado de óbito?
  • Quem pode solicitar a certidão de óbito?
  • Atestado de óbito é válido para qual parentesco?
  • Como funciona um atestado de óbito para empresa?
  • Atestado de óbito como consultar?
  • Atestado de óbito como preencher?
  • Quais são os itens presentes no atestado de óbito?
  • Para que servem os dados do óbito?
  • Em que situações o óbito deve ser encaminhado ao IML?
  • Em que situações o óbito deve ser encaminhado ao SVO?
  • Quando o óbito ocorre de forma violenta?
  • Qual é a diferença entre o atestado e a certidão de óbito?
  • Quando o óbito ocorre dentro de casa?
  • Como funciona o atestado de óbito online?
  • Quanto custa tirar atestado de óbito?

Quem dá o atestado de óbito?

A declaração de óbito será feita pelo médico responsável, que irá relatar a causa da morte do sujeito. Essa declaração deverá ser emitida em quaisquer casos de morte, sejam elas acidentais, naturais, dentro ou fora do hospital, etc. 

O médico será responsável por avaliar e analisar a causa da morte, para que assim seja possível emitir a declaração.

Depois disso, é necessário se dirigir até o cartório de registro civil com essa declaração em mãos, além de levar os seguintes documentos que destacamos no tópico abaixo.

Vale ressaltar que o cartório escolhido deve ser o mais próximo do local onde aconteceu o falecimento do indivíduo.

O que precisa para tirar atestado de óbito?

Para que seja possível fazer a solicitação do atestado de óbito de alguém, é necessário apresentar documentos pessoais do falecido, como por exemplo:

  • Declaração de óbito fornecida pelo hospital ou funerária em até 15 dias após a morte.
  • CPF.
  • Título de eleitor.
  • Certidão de nascimento (no caso de menores de idade) ou de casamento.
  • Carteira de Trabalho.
  • Certificado de Reservista.
  • Se a pessoa que morreu era beneficiária do INSS, deve apresentar o cartão do benefício.

Lembre-se de que é importante levar a declaração do médico junto e, caso não haja médico no local no momento do óbito, será necessária a presença de pelo menos duas pessoas que declarem ter presenciado ou verificado a morte. 

Quem pode solicitar a certidão de óbito?

Basicamente, qualquer pessoa detém o direito de solicitar a certidão de óbito, embora isso costume partir dos familiares próximos, como filhos, cônjuge, irmão, etc. 

Quando o óbito ocorre dentro de casa?

Quando o óbito ocorre dentro de casa é necessário, antes de qualquer coisa, chamar o SAMU. Em seguida, é preciso se dirigir até à delegacia policial do bairro para abrir um boletim de ocorrência comunicando o falecimento.

Qual é a diferença entre o atestado e a certidão de óbito?

O atestado de óbito é feito pelo médico, indicando a causa da morte do falecido. Enquanto que a certidão de óbito é o documento emitido pelo Cartório de Registro Civil.

Quando o óbito ocorre de forma violenta?

Aqui, a Perícia Criminal e o IML precisam ser acionados para que seja feito o levantamento das informações técnicas. No IML o corpo será analisado para que seja feita a declaração da causa da morte, emitindo assim o atestado de óbito.

Em que situações o óbito deve ser encaminhado ao SVO?

O corpo deverá ser encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito na ausência de sinais externos de violência. Assim, é possível analisar a causa da morte.

Em que situações o óbito deve ser encaminhado ao IML?

Quando a morte apresentar sinais de violência ou influências externas, como:

  • Homicídio;
  • Acidentes de trânsito;
  • Acidentes domésticos;
  • Eletrocussão;
  • Intoxicação;
  • Vítimas de incêndio;
  • Entre outras variáveis externas.

Para que servem os dados do óbito?

Os dados do óbito são importantes para diversos fatores legais, que envolvem o patrimônio e os dependentes do falecido (como filhos menores, por exemplo).

Além disso, é através desses dados que os órgãos públicos podem ter um conhecimento mais aprofundado sobre a saúde da sua população, sempre buscando melhorias no saneamento básico e nas questões básicas de saúde pública.

Quais são os itens presentes no atestado de óbito?

Os itens que estão presentes em um atestado de óbito são:

  • Nome do Cartório;
  • Identificação do falecido;
  • Residência;
  • Ocorrência;
  • Condições e causas do óbito;
  • Dados do médico;
  • Causas externas; 
  • Localidade sem médico: Nessa exceção, o atestado é emitido contendo os dados de duas testemunhas locais.

Atestado de óbito como preencher?

Para que o atestado seja preenchido corretamente, o médico deverá considerar os seguintes dados:

  • Identificar o falecido;
  • Identificar a causa do óbito;
  • Informações sobre o local do óbito;
  • Informações do médico que está atestando a morte;
  • Endereço do falecido.

Atestado de óbito como consultar?

A consulta pode ser feita diretamente pela internet, através da página da Corregedoria-Geral da Justiça, por meio do ícone de acesso rápido ou pela opção destacada como “Extrajudicial – Para o Cidadão”.

Em apenas alguns passos já é possível ter mais informações sobre o documento de certidão de óbito e também de nascimento.

Quando o óbito ocorre dentro de casa?

Segundo o Art. 473, o colaborador que perder um ente querido possui o direito à Licença Nojo. Essa licença é de 3 dias seguidos de licença remunerada para quem perder sogro, sogra, avós, netos, tios, sobrinhos, cunhados e primos de 1º grau. 

Já para quem perder pai, mãe, cônjuge, companheiro, padrasto, madrasta, filhos e irmãos a licença é de 8 dias remunerados, a contar pela data do falecimento.

Atestado de óbito é válido para qual parentesco?

É válido para pai, mãe, cônjuge, companheiro, madrasta, padrasto, filhos, irmãos, cunhado, primos de primeiro grau, sobrinhos, tios, netos, avós, sogro e sogra. 

Como funciona o atestado de óbito online?

O atestado de óbito online só funciona para a emissão da segunda via do documento. Ou seja, depois que o registro do óbito já foi feito no Cartório de Registro Civil. Aqui, a certidão poderá ser requerida por todos os interessados, desde que ela esteja “pronta”. 

Quanto custa tirar atestado de óbito?

Não há custos, em alguns casos, para gerar o atestado de óbito de uma pessoa, pois trata-se de um direito de todo cidadão, assim como acontece para emitir a certidão de nascimento ou casamento. 

Vale ressaltar que a gratuidade é apenas para a primeira via do documento e, caso seja necessária a segunda via, o pagamento poderá ser solicitado pelo próprio cartório.

No entanto, é importante ter em mente que a certidão é gratuita para aqueles que fizerem a declaração de pobreza, ou seja, declararem que não têm condições para fazer o pagamento da taxa.

Caso contrário, o valor para tirar atestado de óbito é de, em média, R$40,00.Lembre-se de que o prazo para tirar atestado de óbito é de 15 dias após a morte. Organize-se para regularizar esse importante documento do ente querido que partiu.

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