You are currently viewing Como funcionam os serviços funerários?
Como funcionam os serviços funerários
  • Post author:
  • Post last modified:30 de outubro de 2021

Conhecer os detalhes de como funcionam os serviços funerários com toda certeza poderá ser algo importante, uma vez que se trata de um serviço em que toda pessoa algum dia vai precisar, seja para um amigo, ente querido, familiar e dentre outros.

Portanto, para você entender melhor, nesse artigo mostraremos tudo sobre como funcionam os serviços funerários.

Quais são os principais serviços funerários?

Principais serviços funerários
Principais serviços funerários

Podemos dizer que os serviços funerários funcionam de 2 formas: os principais ou essenciais, e aqueles extras (geralmente solicitados a parte).

Primeiramente, começaremos esse artigo falando dos serviços principais, que são aqueles considerados essenciais e mais comuns. Confira:

Translado

A primeira coisa quando se comunica o falecimento de uma pessoa, é o translado do seu corpo para o local específico da funerária.

Isso porque, nem todas as mortes precisam ir para o IML (Instituto Médico Legal) para realizar a documentação, onde as principais que vão para esses locais são mortes acidentais ou de violência, como homicídio, morte a facada, morte em acidente (trânsito, trabalho e outros), etc.

Assim, muitas pessoas acabam falecendo em hospitais, residências e dentre outros, por causa de doenças e outros, onde quem realiza o primeiro traslado geralmente é a funerária.

Além disso, outra característica importante, é que após realizado todos os procedimentos na funerária, ainda terá o traslado do corpo (caixão) para a casa do falecido para fins de velório, e/ou para o cemitério.

Portanto, o translado é hoje uma das principais funções e serviços ofertados pelas empresas funerárias.

Conteúdo relacionado: Qual o valor para transportar um corpo para outro estado? 

Necromaquiagem

Outro serviço importante, e que geralmente muitas pessoas acabam não percebendo, é a Necromaquiagem.

Como o próprio nome já indica, se trata da maquiagem e reconstrução realizada no falecido, para o seu corpo manter uma boa aparência, principalmente no momento do velório.

Até porque, muitas mortes ocorrem de forma trágica, e geralmente a integridade física do falecido pode estar comprometida.

Logo, para diminuir essa sensação, e deixar a última despedida algo confortável para os familiares e entes queridos, é realizada a Necromaquiagem.

O processo ocorre na própria funerária, logo após a chegada do corpo.

Todo o procedimento é feito por profissionais especializados, que tentam ao máximo os seus esforços, para deixar uma aparência confortável.

Serviços funerários com ornamentação no local de velório

Serviços funerários com ornamentação no local de velório
Serviços funerários com ornamentação no local de velório

Geralmente, enquanto o corpo do falecido está sendo preparado na funerária, outros processos podem ir ocorrendo externamente, como a ornamentação. Você pode notar esse procedimento principalmente em velórios realizados em residências.

Assim, os profissionais da funerária destinados a essa parte, vão até o local antes da chegada do corpo, para realizar toda a ornamentação, colocando arranjos de flores, coroas e dentre outros detalhes.

Desse modo, você deve saber que todo o local ficará no jeito, apenas esperando a chegada do corpo.

Por fim, da mesma forma, após a saída do corpo daquele local para o sepultamento, a própria equipe voltará ao local, para organizar tudo novamente e remover os detalhes.

Conteúdo relacionado:

Como funciona um velório virtual?

10 Tipos de flores para velório e seus significados

O que dizer aos familiares no velório?

Serviços funerários com espaço para sepultamento

Anteriormente falamos a respeito da ornamentação no local de velório, mas saiba que também é serviço da funerária a ornamentação do sepultamento.

Dessa forma, além do já citado translado, grande parte das funerárias ainda faz toda a preparação para o espaço de sepultamento.

Assim, mais uma vez uma equipe especializada irá até o local do sepultamento, e realizará toda a ornamentação. Mesmo que já menos comum, esse tipo de serviço ainda sim está bastante presente.

Serviços funerários com assistência médica 24h

Mais uma opção para você que busca como funcionam os serviços funerários, será a assistência médica 24h. Esse tipo de serviço é considerado essencial e grande parte das funerárias oferecem.

Como você sabe, o momento de velório, sepultamento e dentre outros, seja para amigos, entes queridos e familiares, será algo de muito abalo e pressão.

Desse modo, é muito comum que algumas pessoas acabem passando mal durante esses momentos, onde o serviço médico se torna essencial para um acompanhamento. Hoje, muitas funerárias durante o velório, sepultamento e dentre outros, oferecem o apoio de médicos e enfermeiros em todos os momentos.

Então, é um serviço funerário essencial, e que muitas vezes as pessoas acabam não prestando atenção.

Serviços funerários complementares

Serviços funerários complementares
Serviços funerários complementares

Vale citar que além dos serviços convencionais, ainda existem aqueles complementares, que são geralmente adquiridos por fora ou no momento da contratação do plano.

Confira quais serviços são esses:

  1. Cerimônias musicais
  2. Ornamentações mais luxuosas
  3.  Translado luxuoso

Cerimônias musicais

Algumas famílias podem querer durante o velório ou sepultamento, uma cerimônia do tipo musical. Caso você não conheça, será contratado a parte, em grande parte das vezes pela própria funerária, uma banda cerimonial para o momento.

Esse tipo de serviço vem se tornando cada vez mais comum, e claro, para ser realizado, será necessário um valor ou plano especial.

Ornamentações mais luxuosas

Como já citamos, a ornamentação tanto do local de velório, quanto do sepultamento, geralmente será um serviço essencial das funerárias.

No entanto, existem casos onde as famílias podem solicitar uma ornamentação mais luxuosa, com arremates mais premium, o que entra como serviço adicional.

Hoje as empresas de funerária oferecem diversos pacotes e planos diferentes, que vão variar conforme a necessidade de cada um.

 Translado luxuoso

O translado convencional é essencial, será aquele realizado em carros comuns. Mas, sabia que existe a opção de traslado luxuoso?

Geralmente esse tipo de translado ocorre em carros mais premium, sendo um dos principais limousines. A disponibilidade desse tipo de translado vai variar de acordo com cada funerária.

Conteúdo relacionado: 

Cortejo fúnebre: 7 Informações que você precisa saber

Crematórios: 10 Informações que você precisa saber

Como funciona um plano funerário familiar?

Como saber qual é o melhor plano funerário?

Plano funerário: Como funcionam os prazos e carências?

15 músicas de luto para homenagear pessoas queridas que faleceram

Considerações finais

Agora que você sabe como funcionam os serviços funerários, viu como se trata de algo muito mais grandioso do que imaginamos? Claro que além desses citados, muitos outros serviços entram como missão de uma funerária.

plano funeral completo CONSLAC
plano funeral completo CONSLAC

Acesse o nosso site:
www.conslac.com.br

 

Deixe um comentário