You are currently viewing Sepultamento ou enterro: 6 informações que você precisa saber
Sepultamento ou enterro
  • Post author:
  • Post last modified:30 de outubro de 2021

Muitas pessoas têm dúvida quanto ao uso dos termos sepultamento ou enterro, sobre o que significa cada um e a sua origem. Portanto, neste artigo, vamos explicar esses termos, explicar sua origem, história e diferenças.

Você verá que eles possuem uma origem história bastante interessante. Então, tenha uma boa leitura!

6 informações que serão abordadas:

  1. A História do ritual do velório
  2. Qual a origem da cremação?
  3. O que é sepultamento e enterro?
  4. O sepultamento deve ocorrer em até quanto tempo após a morte?
  5. Quem tem direito a sepultamento gratuito?
  6. Qual a diferença entre sepultamento e enterro?
Imagem ilustrativa - sepultamento ou enterro
Imagem ilustrativa – sepultamento ou enterro
plano funeral completo CONSLAC
plano funeral completo CONSLAC

1- A História do ritual do velório

Primeiramente, você precisa saber que velório se trata de uma reunião social associada à morte, antes do funeral. Eles normalmente aconteciam na casa do falecido com o corpo presente, conforme ainda ocorre em muitos estados do Brasil.

No entanto, como você já deve ter visto, atualmente essas reuniões ocorrem em centros de velórios próprios. Às vezes, ao invés do velório, o que acontece é uma celebração social, para comemorar a vida da pessoa.

O termo velório originalmente se referia a uma vigília de oração tarde da noite, entretanto, agora é usado principalmente para as interações sociais que acompanham um funeral. 

Um velório para os mortos remonta à vigília, “vigiar” ou “guardar” de tempos anteriores. Então, é um equívoco pensar que as pessoas em um velório estão esperando para o caso de o falecido “acordar”. 

Costumava ser costume na maioria dos países celtas da Europa que os enlutados vigiasse ou velarem seus mortos até que fossem enterrados.  Hoje isso se chama velório.

Além disso, isso ainda é comum na Irlanda, no noroeste da Escócia e no norte da Inglaterra.

O despertar ou a visão do corpo é uma parte importante dos rituais de morte em muitas culturas. Esta cerimônia permite uma última interação com o cadáver, proporcionando um momento para que os vivos expressem suas emoções e crenças sobre a morte com o falecido.

Conteúdo relacionado:

Como funciona um velório virtual?

10 Tipos de flores para velório e seus significados

O que dizer aos familiares no velório?

2- Qual a origem da cremação?

Os estudiosos concordam que a cremação provavelmente começou em qualquer sentido real durante o início da Idade da Pedra, por volta de 3.000 aC, e muito provavelmente na Europa e no Oriente Próximo.

Durante o final da Idade da Pedra, a cremação começou a se espalhar pelo norte da Europa, como evidenciado por achados particularmente informativos de urnas de cerâmica decorativas no oeste da Rússia entre os povos eslavos.

Na Idade Micênica, cerca de 1000 aC, a cremação tornou-se parte integrante do elaborado costume funerário grego. Na verdade, tornou-se o modo de disposição dominante na época de Homero em 800 aC e foi incentivado por razões de saúde e enterro conveniente de guerreiros mortos neste país devastado pela batalha.

Seguindo essa tendência grega, os primeiros romanos provavelmente adotaram a cremação por volta de 600 aC e, aparentemente, tornou-se tão prevalente que um decreto oficial teve que ser emitido em meados do século 5 contra a cremação de corpos dentro da cidade.

Na época do Império Romano – 27 AC a 395 DC – era amplamente praticado, e os restos cremados eram geralmente armazenados em urnas elaboradas, muitas vezes dentro de edifícios semelhantes a columbários.

Embora a prática prevalecesse entre os romanos, a cremação era rara entre os primeiros cristãos que a consideravam pagã e na cultura judaica onde o sepulcro tradicional era preferido.

A cremação moderna, como a conhecemos, na verdade começou há pouco mais de um século, após anos de experimentação no desenvolvimento de uma câmara confiável. 

Quando o professor Brunetti, da Itália, finalmente aperfeiçoou seu modelo e o exibiu na Exposição de Viena de 1873, o movimento de cremação começou quase simultaneamente em ambos os lados do Atlântico.

Conteúdo relacionado:

Cremação: Como funciona, curiosidades e muito mais

7 lugares para jogar as cinzas da cremação

O que fazer com as cinzas da cremação?

10 Tipos de flores para velório e seus significados

O que dizer aos familiares no velório?

3- O que é sepultamento e enterro?

Inumação, funeral, sepultamento ou enterro é um método de disposição final, pelo qual um cadáver é colocado no solo. Isso é feito, normalmente, se escavando um buraco, colocando o falecido nele, junto com objetos. 

O enterro é considerado uma indicação de respeito pelos mortos, além de prevenir o odor e a decomposição. Em algumas culturas ele é visto como um passo essencial para o falecido atingir a vida após a morte. 

O local do sepultamento pode ser determinado levando-se em consideração questões de saúde e saneamento, questões religiosas e práticas culturais.

Algumas culturas mantêm os mortos por perto para fornecer orientação aos vivos, enquanto outras os “banem” localizando cemitérios distantes de áreas habitadas. 

Algumas religiões consagram um terreno especial para enterrar os mortos e algumas famílias constroem cemitérios familiares privados.

A maioria das culturas modernas documenta a localização de túmulos com lápides, que poderá ser inscrita com informações e homenagens ao falecido. No entanto, algumas pessoas são enterradas em sepulturas anônimas ou secretas por vários motivos. 

4- O sepultamento deve ocorrer em até quanto tempo após a morte?

A maioria dos funerais ocorre dentro de uma semana ou menos após a morte. Com a ajuda de uma agência funerária, normalmente uma semana é tempo suficiente para fazer arranjos e entrar em contato com seus entes queridos. 

Historicamente, os funerais só aconteciam depois de alguns dias, devido à decomposição. Com os métodos de preservação atuais, as famílias têm um pouco mais de tempo para se preparar e colocar as coisas em ordem. 

Isso ajuda as famílias a fazerem preparativos e a escolher um dia para realizar o funeral. Um sepultamento o enterro pode durar até cerca de 2 semanas após a data da morte. 

Desse modo, se o corpo for cremado, a família pode esperar o tempo que quiser, mas a maioria o faz dentro de um mês, no máximo. Por fim, você precisa saber que caso o corpo já tenha sido enterrado, será possível realizar um serviço memorial em qualquer data posterior.

Leia também: Quanto custa para cremar um corpo?

5- Quem tem direito a sepultamento gratuito?

O benefício de ter um sepultamento gratuito é liberado pelos Centros de Assistência Social (CRAS) ou através da Secretaria Social de cada município.

Então, mesmo não estando em lei, alguns grupos de pessoas têm direito ao auxílio funeral, são elas:

  • Dependentes e viúvos de servidores públicos federais;
  • Dependentes e viúvos de servidores públicos municipais ou estaduais (segundo a lei de cada município);
  • Famílias de baixa renda ou quem recebe algum benefício de programas sociais;
  • Dependente e viúvos de militares.

Por fim, saiba que as regras variam de acordo com as regras de cada município.

6- Qual a diferença entre sepultamento e enterro?

Sepultamento ou enterro, os termos possuem o mesmo uso corriqueiro, diferindo um pouco quanto aos significados originais. Enterrar significa apenas colocar o corpo em uma cova, sem necessitar de caixão ou rituais como velório.

Era uma prática comum no passado. Hoje você só pode fazer isso em local especializado, como o caixão, e com um serviço, que é a funerária. Por outro lado, o sepultamento consiste em enterrar uma pessoa dentro do cemitério, com um caixão próprio para ocasião.

Resumindo, enterro é o ato de sepultar uma pessoa em qualquer lugar, enquanto o sepultamento consiste em enterrar uma pessoa em local próprio, como um cemitério, utilizando um caixão.

Sepultamento ou enterro, ambos possuem o mesmo significado atualmente, já que não se pode enterrar as pessoas de qualquer maneira, sendo necessária a realização de um sepultamento.

Qual termo você costuma usar: sepultamento ou enterro?

As pessoas também perguntam:

Cortejo fúnebre: 7 Informações que você precisa saber

Como funciona um plano funerário familiar?

Como saber qual é o melhor plano funerário?

Plano funerário: Como funcionam os prazos e carências?

15 músicas de luto para homenagear pessoas queridas que faleceram

Acesse o nosso site:
www.conslac.com.br

 

Deixe um comentário