You are currently viewing Sepultamento: 8 informações que você deveria saber
sepultamento
  • Post author:
  • Post last modified:30 de outubro de 2021

O sepultamento nada mais é do que um procedimento no qual o corpo de um falecido é posto dentro de uma sepultura. Em uma linguagem mais informal, é dizer que um corpo será “enterrado”, dentro de uma urna, ou seja, dentro de um caixão.

Entretanto, é importante esclarecer que o termo “enterrar” não é mais utilizado nos dias atuais, uma vez que ele pode dar a entender que o corpo será posto em qualquer lugar, e não em uma sepultura específica para esse fim.

Afinal, é crime fazer o enterro de um corpo em um local que não seja no cemitério ou um espaço legalmente habilitado para o sepultamento feito de forma profissional.

Conteúdo que será abordado:

  1. Quando o sepultamento teve início?
  2. Como é realizado um sepultamento?
  3. Quanto tempo após a morte deve ser realizado o sepultamento?
  4. Quem tem direito a sepultamento gratuito?
  5. Curiosidades: Além das pirâmides qual o outro local destinado ao sepultamento de faraós e membros da nobreza?
  6. Qual a diferença entre sepultamento e velório?
  7. Qual a origem do enterro ou sepultamento?
  8. Qual a diferença entre sepultamento e velório?
  9. Como organizar um sepultamento?
imagem ilustrativa sobre sepultamento
imagem ilustrativa sobre sepultamento

1- Quando o sepultamento teve início?

O sepultamento, se pensarmos no contexto histórico da humanidade, surgiu de uma necessidade emergente: impedir que os corpos dos falecidos ficassem à vista de animais que pudessem atacá-los. Isso sem considerar, ainda, o mau cheiro e a contaminação envolvida com um corpo ao ar livre. 

Porém, crê-se que nesse período não havia rituais para o momento do enterro. O foco era, de fato, fazer com que o corpo não ficasse à mostra.

Mas, quem iniciou os passos de “sepultar”, com um viés mais voltado à tradições e cultura, foi o povo hebreu. Mais tarde, a igreja católica herdou essa forma de lidar com o corpo de um falecido, cedendo a sua igreja para que o procedimento pudesse acontecer.

Vale ressaltar, ainda, que a prática do sepultamento já ocorre há milhares de anos. Ou seja, é uma tradição milenar em toda a humanidade.

2- Como é realizado um sepultamento?

Um sepultamento já inicia a partir do momento em que uma empresa especializada no preparo do corpo, ou seja, uma funerária, higieniza o corpo do falecido e o deixa pronto para colocá-lo na urna/caixão.

No caixão, o corpo é levado para o local onde acontecerá o velório e todos os rituais da família serão postos em prática.

Passado o período do velório, o corpo será levado para o cemitério, e lá será sepultado em um jazigo. Assim que todo o procedimento finalizar, a sepultura é vedada.

3- Quanto tempo após a morte deve ser realizado o sepultamento?

O tempo, exato, dependerá do preparo que o corpo receberá logo após o falecimento. Esse processo, no entanto, deverá ser praticamente imediato, frente às circunstâncias que um corpo falecido pode proporcionar.

Assim, de acordo com o preparo, o sepultamento poderá acontecer em 24 ou 48 horas. Quando o corpo precisa ser levado para outra cidade, estado ou país, o “prazo” pode se estender – desde que o procedimento contemple este tempo.

4- Quem tem direito a sepultamento gratuito?

Pessoas que possuem certa vulnerabilidade social podem recorrer ao chamado “enterro social”, que é quando o governo fica responsável pelo pagamento dos trâmites do sepultamento. 

Em alguns locais, o nome desse programa pode ser “Auxílio por Morte”. Informe-se na prefeitura da sua cidade para saber mais sobre o processo e quais são os requisitos e documentos necessários para adquiri-lo.

5- Curiosidades: Além das pirâmides qual o outro local destinado ao sepultamento de faraós e membros da nobreza?

Além das pirâmides, os faraós e membros da nobreza poderiam ter os seus corpos sepultados em tumbas. Essas tumbas possuíam um acabamento diferenciado, com cenas da mitologia egípcia e rituais funerários. 

O intuito era apresentar muita beleza, riqueza e poder, por meio das tumbas decoradas de uma forma milimetricamente pensada.

6- Qual a diferença entre  sepultamento e enterro?

No sepultamento o corpo é posto dentro da urna/caixão e levado à sepultura. No enterro, que seria a palavra mais “chula”, é o mesmo que apenas “enterrar o corpo em qualquer local”. Mas este último caso, obviamente, é proibido por lei.

Por isso, atualmente não se utiliza mais a expressão “enterro”, embora, no senso comum, ele venha a ter o mesmo significado que sepultamento.

Saiba mais:

Sepultamento ou enterro

7- Qual a origem do enterro ou sepultamento?

A origem do enterro ou sepultamento é milenar. Ou seja, o processo existe há milhares de anos. Desde a sua origem, lá no povo hebreu, passou por adaptações e mudanças que adequassem a prática à realidade de cada cultura, em cada local do mundo.

8- Qual a diferença entre sepultamento e velório?

O sepultamento é todo o processo de preparar o corpo, a urna e a sepultura para que seja posto o caixão, mais tarde, lacrado. Ou seja, consiste no processo de levar o corpo para o cemitério e lá colocá-lo no túmulo selecionado.

Já o velório consiste em todos os trâmites religiosos ou processuais que envolvem a “despedida” do ente querido. Na religião cristã, é o ato de deixar o corpo, dentro do caixão aberto, na igreja por um período de horas. Durante esse período, familiares e amigos podem visitar o local e se despedirem da pessoa querida que faleceu.

Conteúdo relacionado:

Como funciona um velório virtual?

10 Tipos de flores para velório e seus significados

O que dizer aos familiares no velório?

9- Como organizar um sepultamento?

Organizar um sepultamento pode parecer algo difícil, justamente porque nos sentimos muito fragilizados quando perdemos uma pessoa querida, não é mesmo? Mas, querendo ou não, trata-se de um procedimento que precisa ser executado. Aqui, inclusive, cabe contratar um plano funerário para não ter de lidar sozinho com essas questões em um momento tão delicado.

Mas, caso você não tenha contratado um plano funerário, é necessário entrar em contato com uma funerária e, munido com os documentos do falecido e o seu atestado de óbito, dar entrada ao processo de sepultamento.

Na funerária você poderá escolher o caixão, o cemitério e todos os outros itens essenciais para que o sepultamento aconteça da melhor forma possível. Nesta etapa, procure ser criterioso, a fim de encontrar a melhor opção para a sua família se despedir da pessoa especial. 

Contudo, considere ainda levar em conta a importância de um plano funerário, afinal, a vida continua, e a necessidade de manter a sua família protegida e tranquila também é importante. 

Sendo assim, se quiser saber mais sobre as possibilidades de planos funerários, entre em contato com a gente para encontrar a melhor alternativa para você. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas!

plano funeral completo CONSLAC
plano funeral completo CONSLAC

 

Mais conteúdo:

Quanto custa para enterrar uma pessoa?

Qual o tempo mínimo para enterrar uma pessoa?

Como fazer uma homenagem póstuma?

Qual o valor para transportar um corpo para outro estado?

Cemitério particular x Cemitério público: Qual escolher?

Como funcionam os serviços funerários?

Como saber qual é o melhor plano funerário?

Plano funerário: Como funcionam os prazos e carências?

Acesse o nosso site:

www.conslac.com.br

Deixe um comentário