You are currently viewing Quem cuida da manutenção do cemitério? Descubra!
Quem cuida da manutenção do cemitério
  • Post author:
  • Post last modified:5 de outubro de 2021

Um profissional que cuida da manutenção do cemitério, também chamado de coveiro ou zelador de cemitério, é uma pessoa de extrema importância para a população.

Dessa forma, você pode até imaginar que esse profissional serve apenas no momento do enterro de uma pessoa, mas sua função vai muito mais além disso.

Em algumas cidades onde há vários cemitérios, pode haver um departamento nomeado pela cidade para cumprir as muitas responsabilidades exigidas para manter os cemitérios locais. Ou seja, o coveiro, como um dos principais profissionais que cuida da manutenção do cemitério, é um profissional de extrema importância.

Por fim, para que você consiga entender melhor, a seguir citaremos hoje as principais atribuições para esse profissional.

Profissional que cuida da manutenção do cemitério
Profissional que cuida da manutenção do cemitério

Quais são as responsabilidades de um profissional que cuida da manutenção do cemitério?

As funções tradicionais do profissional que cuida da manutenção de cemitério podem incluir (mas não estão limitados a):

  • Manter registros diligentes dos sepultados nos cemitérios e dos transferidos para outros cemitérios, bem como detalhes da quantidade de lotes e lotes, quem é o dono de cada um e detalhes sobre a pessoa enterrada;
  • Manter e atualizar mapas detalhados dos cemitérios, incluindo a disposição dos lotes e parcelas individuais;
  • Abrir e fechar os portões do cemitério na programação;
  • Jardinagem;
  • Cortar e remover ervas daninhas do gramado;
  • Cortar árvores e arbustos;
  • Reter cópias de todas as chaves de cemitério;
  • Fornecer segurança e proteção da propriedade.
  • Eles são responsáveis ​​por abrir e fechar todas as sepulturas. (Isso garante que as sepulturas tenham o tamanho adequado, os caixões sejam instalados corretamente e o equipamento que abaixa os caixões nas sepulturas seja montado e operado de maneira adequada e segura.)

Portanto, sim, são diversas funções principais que esse profissional pode exercer no local de sepultamento.

Quais características são necessárias nesta pessoa?

Um profissional que cuida da manutenção do cemitério deve ter um senso de responsabilidade muito grande, pois vai lidar com o luto das pessoas o tempo todo. Então, ele deve ser sempre respeitoso. 

Em vista disso, a empatia também não pode faltar. Portanto, ser acolhedor é parte do trabalho. Ser dinâmico e raciocinar de forma ágil também é essencial, pois podem aparecer situações novas e imprevistos que vão exigir ações rápidas.

Força física também é um diferencial, porque, muitas vezes, terá de trabalhar com o peso de caixões entre outros trabalhos manuais.

Organização é algo que não pode faltar de jeito nenhum. Imagine confundir alguma cova, fazer o buraco do tamanho errado ou cometer outros erros graves. 

Desse modo, o transtorno gerado, com pessoas em luto com os nervos à flor da pele, certamente não geraria uma situação agradável.

Dentro deste tópico, ser observador faz parte de um bom profissional que cuida da manutenção do cemitério, já que, dessa maneira poderá prever e acabar com problemas antes que aconteçam.

Considerações finais

O que acha de conhecer mais sobre o profissional que cuida da manutenção do cemitério? Em grande parte das vezes muitas pessoas acreditam que o coveiro será responsável apenas por realizar o sepultamento, mas isso vai muito mais além disso.

Conteúdo relacionado: 

Quanto custa para cremar um corpo? 5 dicas importantes

Como funcionam os serviços funerários?

Cemitério Vertical: Tudo o que você precisa saber

Cemitério particular x Cemitério público: Qual escolher?

Lista com os 10 cemitérios particulares mais procurados em SP

Acesse o nosso site:

www.conslac.com.br

Deixe um comentário