You are currently viewing Taxidermia: O que é, como surgiu e muito mais
Taxidermia
  • Post author:
  • Post last modified:14 de janeiro de 2022

A taxidermia é algo muito interessante, mas que gera muitas dúvidas nas pessoas, principalmente sobre como ela funciona. Até porque, estamos falando de todo um processo, que envolve toda uma preparação, e que para muitas pessoas realmente chama atenção.

Portanto, para que você possa entender melhor sobre a Taxidermia, neste artigo, você irá citaremos exatamente tudo para você ficar por dentro.

Então, não saia daí.

Conteúdo da página:

  • O que é taxidermia?
  • Como a taxidermia surgiu?
  • Como funciona?
  • Existe taxidermia online?
  • Quais são as técnicas utilizadas?
Imagem taxidermia
Imagem taxidermia

 

Taxidermia história

A conservação de corpos de animais e humanos não é algo recente. Se mergulharmos na história da humanidade, iremos nos deparar com a mumificação, por exemplo. Esta que consiste na conservação do corpo humano após a morte.

No caso da conservação de mamíferos, aves e animais vertebrados no geral, a taxidermia vem sendo posta em prática desde o império egípcio, a cerca de 2.500 a.C.

O que é taxidermia?

A taxidermia é uma forma de preparar, empalhar e/ou montar um animal para exposição ou estudo. Geralmente envolve arranjar a pele real de um animal sobre um corpo falso para fazer o animal parecer vivo! 

Ou seja, a taxidermia é uma forma de preservar o corpo para que os cientistas ou visitantes do Museu possam ver como era o animal quando estava vivo. Porém, nem todos os animais passam pelo processo.

Dessa forma, por exemplo, no Museu, muitos são empalhados para parecer que estão vivos, mas a maioria é mantida nos bastidores nas coleções do Museu.  Alguns são preservados em etanol, alguns como esqueletos e alguns como películas de estudo. 

Uma pele de estudo é uma versão simplificada da taxidermia – depois que o animal é esfolado, é empalhado e deixado secar. 

Como a taxidermia surgiu?

A Taxidermia nasceu na Inglaterra, mais pela praticidade do que qualquer outra coisa. Quando a demanda por couro aumentou, o curtimento se tornou comum. 

O curtimento é o processo de transformar a pele, ou couro cru, de um animal em couro preservado utilizável e tornou possível a taxidermia.  Quando novas espécies de mamíferos, aves e peixes ainda estavam sendo descobertas, os naturalistas procuraram preservá-los para classificação.

O famoso explorador britânico James Cook foi um dos primeiros proponentes do uso da taxidermia ao descobrir novas espécies durante suas viagens.  Por conseguinte, Charles Darwin foi outro taxidermista que buscou preservar suas descobertas nas Ilhas Galápagos.

Como funciona? 

No processo padrão da indústria, os animais chegam ao taxidermista para serem esfolados. 

Em muitos estúdios, geralmente há um longo período de espera de várias semanas a vários meses até que haja peles suficientes para serem enviadas ao curtume. 

As películas podem levar seis meses ou mais para serem devolvidas do curtume e, quando voltam ao estúdio de taxidermia, costumam ser arquivadas até que os projetos à sua frente sejam concluídos. 

Pessoal limitado e recursos financeiros limitados (que são necessários para comprar os produtos para a montagem, como manequins, olhos e outros elementos) significam que as peles acabadas podem ficar por meses, até anos, antes que o trabalho realmente comece.

Existe taxidermia online?

Atualmente não há opções de taxidermia online disponíveis em faculdades, universidades ou escolas de comércio tradicionais. Isso se deve à natureza prática da profissão. Além disso, nenhum curso se concentra inteiramente na taxidermia. 

No entanto, as empresas comerciais oferecem programas de certificação de taxidermia online. As faculdades comunitárias também oferecem programas de certificação no campus. Ambos os tipos de programa de taxidermia ensinam os alunos a preservar pássaros, peixes e mamíferos. 

Quais são as técnicas utilizadas?

Diferentes grupos de animais apresentam diferentes desafios aos taxidermistas. 

Embora as conchas de mexilhões e caracóis quase não exijam tratamento e muitos insetos precisam apenas ser secos, a preservação de vertebrados geralmente envolve procedimentos altamente complexos, especialmente se os recintos forem destinados à exibição.

Preservação de álcool

O método mais simples é colocar todo o objeto em uma solução conservante, normalmente álcool (etanol desnaturado, 70%). 

Os objetos são geralmente tratados primeiro com formol, uma solução fixadora que evita a autólise e a deterioração do tecido, antes de serem colocados no conservante. 

Você precisa saber que Moluscos e organismos sensíveis, como águas-vivas, são os mais usados a solução fixadora. Lembre-se que Formol é, no entanto, tóxico e, portanto, deve ser substituído por etanol após alguns dias.

A vantagem do uso do álcool é que todo o organismo pode ser preservado. Esta técnica é geralmente usada para peixes, anfíbios e répteis, embora pássaros e mamíferos também sejam às vezes colocados em álcool (animais jovens em particular). 

Embora o álcool faça com que as cores desapareçam, os grupos de animais mencionados acima perdem sua cor natural nas primeiras horas após a morte de qualquer maneira. 

Outra vantagem do álcool é que o tecido armazenado dessa forma pode ser usado para estudos genéticos (DNA) por um longo tempo. 

É por isso que hoje em dia as amostras de tecido são frequentemente retiradas de animais recém-entregues e mantidas separadamente em álcool.

Dermoplastia

A dermoplastia permite reconstruções tridimensionais de animais inteiros. O ponto de partida é sempre a pele preservada, a pele retirada do animal.  Se você não sabe durante esse processo, algumas coisas como chifres, cascos, dentes, podem ser reutilizados.

Atualmente, saiba que a dermoplastia se trata de uma das partes mais prestigiadas da taxidermia zoológica moderna.

Pelt

Pelt é o termo usado para designar a pele que foi removida do animal e bronzeada. Esta técnica de taxidermia é usada para mamíferos e pássaros. Os cabelos e as penas da pele contêm informações importantes.

Essas exibições constituem uma parte importante das coleções de mamíferos e pássaros.  As peles desses grupos de animais mantêm suas cores, tornando esse método bom para objetos destinados à exposição.

Taxidermia como ferramenta de educação ambiental

A taxidermia, por promover a conservação de seres após a morte, pode ser usada como ferramenta de educação ambiental. Isso se deve ao fato de que os animais que passam pelo processo de taxidermia podem ser expostos em ambientes educativos, a fim de conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente.

Afinal, é possível apresentar as características reais de um animal em extinção, por exemplo, demonstrando os impactos que as atitudes humanas provocam no meio ambiente. 

Perguntas frequentes:

Apesar de ser uma técnica muito conhecida, a taxidermia ainda promove muitas dúvidas nas pessoas. Veja algumas dessas perguntas frequentes e saiba mais sobre o tema:

Taxidermia é crime?

A taxidermia pode ser considerada crime quando o indivíduo mata o animal com o objetivo de empalhá-lo. Isto é, apenas no caso de morte acidental ou natural é que a taxidermia é permitida. Caso contrário, pode ser considerado crime e quem a fizer terá que responder judicialmente acerca do ato.

Existe taxidermia humana?

Existir, existe, mas não é algo corriqueiro e muito comum. Como mencionamos anteriormente, a taxidermia pode ser feita em animais vertebrados e mamíferos no geral. Nesse caso, nós, seres humanos, nos incluímos neste grupo.

Taxidermia significado

Técnica milenar de encher um animal morto com palha para manter as suas características externas intactas e naturais.

Quanto custa uma taxidermia?

Os valores podem variar de acordo com o porte do animal que passará pelo processo. É possível encontrar um profissional que faça a taxidermia a partir de R$ 400, podendo chegar a R$ 5 mil.

Resumo sobre taxidermia no Brasil

A taxidermia no Brasil tem um papel importante na educação ambiental. Afinal, por meio dela é possível que seja feita a observação de animais em museus, por exemplo.

Mas, a prática não pode ser feita de qualquer maneira. Apenas animais com morte natural ou acidental é que podem receber o procedimento. Ou seja, sacrificar o animal apenas para a taxidermia pode ser entendido como crime ambiental e maus-tratos.

O que é taxidermista?

A taxidermia é um processo que consiste em “empalhar” o animal morto. Esse empalhamento permitirá que o animal mantenha as suas características externas iguais às que possuía em vida. Assim, é possível fazer a conservação da memória e da imagem do animal. 

Taxidermia ou empalhar?

O termo “empalhar” é comumente utilizado pelo senso comum. Mas, o nome técnico dessa prática é taxidermia.

Taxidermia onde encontrar?

É necessário buscar um profissional taxidermista na sua cidade para encontrar o serviço mais adequado ao seu caso. Pelo buscador Google você poderá encontrar taxidermistas próximos à você.

Considerações finais

Por fim, agora que você entendeu as principais informações a respeito da Taxidermia, o que acha sobre isso? Com toda certeza, esse processo consegue reviver a imagem de muitos animais que não estão mais aqui. Ou seja, pode ser um grande artifício para relembrar a memória deles.

Mais conteúdo:

Quanto custa para enterrar uma pessoa?

Qual o tempo mínimo para enterrar uma pessoa?

Como fazer uma homenagem póstuma?

Cemitério particular x Cemitério público: Qual escolher?

 

Acesse o nosso site:

www.conslac.com.br

 

 

Deixe um comentário