You are currently viewing Ossário: Como funciona, Público, Individual e Muito Mais
ossário
  • Post author:
  • Post last modified:23 de junho de 2021

O que significa um ossário? O ossário nada mais é do que um local destinado ao armazenamento de ossos em um cemitério. Podemos comparar o ossário com um espaço com gavetas, onde os corpos são armazenados por tempo indeterminado.

Ossário

Por que utilizar um ossário?

Como alguns jazigos têm concessão temporária, isto é, passado um período é necessário exumar o corpo, o ossário pode servir de alicerce na hora de armazenar os restos mortais do ente querido que faleceu.

Como funciona um ossário?

Funciona da seguinte forma: o corpo é exumado e os ossos e restos mortais são armazenados em um tipo de prédio com gaveteiros, a fim de promover mais espaço e organização ao cemitério.

O que é um ossário perpétuo?

O ossário perpétuo nada mais é do que um espaço destinado ao armazenamento de restos mortais por tempo indeterminado.

Qual a diferença entre jazigo e ossário?

O jazigo é o túmulo, onde uma pessoa é sepultada dentro do caixão. Já o ossário é o espaço onde apenas os ossos e restos mortais são armazenados depois da exumação do corpo.

Conteúdo relacionado: Você sabe o que é um Jazigo Perpétuo?

Quanto tempo os ossos ficam no ossário?

Costumeiramente, o tempo de armazenamento dos restos mortais no ossário é indeterminado. Isto é, não existe data limite, é perpétuo.

Como funciona um ossário municipal?

Normalmente, um ossário municipal armazena os restos mortais dos moradores da cidade. Isto é, se no dia do falecimento a pessoa morava na cidade X, os seus restos mortais poderão ser armazenados em um ossário municipal.

Como funciona um ossário público?

No ossário público os restos mortais dos moradores daquela cidade podem ser armazenados nos prédios com gavetas para este fim. Esses prédios podem ficar no próprio cemitério municipal.

Como funciona um ossário coletivo

Em um ossário coletivo, os restos mortais de diversas pessoas são armazenados em grandes gaveteiros. Cada gaveta é destinada a uma família ou ente querido, com o intuito de garantir toda a dignidade e respeito pela passagem daquela pessoa por esse mundo.

O que acontece com os ossos no cemitério?

Passado o tempo de exumação do corpo, os ossos do falecido são armazenados no ossário do cemitério. Nesse espaço os restos mortais são armazenados por tempo indeterminado, podendo ser visitados pelos familiares.

Quem precisa de um ossário?

Famílias que não possuem um jazigo próprio para o ente querido e precisam, depois de um tempo determinado, fazer a exumação do corpo para armazenar os seus ossos em um local apropriado e perpétuo.

Qual as dimensões do ossário?

De maneira geral, as gavetas do ossário contam com as seguintes medidas: 0,64 m x 0,66 m x 0,60 m (largura x profundidade x altura). Lembre-se de que cada cemitério pode ter características próprias.

Quanto custa um ossário?

Valores do ossário podem variar mas a média de um ossário privativo pode custar cerca de 3 mil reais, além de cobrar uma taxa mensal de manutenção do local.

Mais conteúdo:

Quanto custa para enterrar uma pessoa?

Qual o tempo mínimo para enterrar uma pessoa?

Como fazer uma homenagem póstuma?

Qual o valor para transportar um corpo para outro estado?

Cemitério particular x Cemitério público: Qual escolher?

Acesse o nosso site:
www.conslac.com.br

Deixe um comentário