Perder um ente querido pode ser um momento muito carregado e muito traumático. Embora lidar com a perda possa ser uma experiência profundamente pessoal, existem alguns passos básicos e universais para o processo de luto.
Conhecer essas etapas pode ajudá-lo a superar sua tristeza pela perda de um ente querido.
- Reúna apoio
- Abrace a vida
- Permita sentimentos
- Permita o processo de luto
1 – Reúna apoio
Embora possa haver momentos em que você está lidando com uma perda em que deseja ficar sozinho, é importante reunir um grupo de apoio ao seu redor para aqueles momentos em que você precisar deles.
Amigos, família, um ministro ou talvez um terapeuta são todas pessoas que podem e devem ser acessadas durante o processo de luto.
Esses indivíduos podem ser uma fonte de apoio emocional e também de necessidades físicas, se necessário. A morte de um ente querido muitas vezes deixa um grande buraco na vida do sobrevivente que pode ser, pelo menos temporariamente, ocupado por uma equipe de apoio.
2 – Abrace a vida
Embora a dor de sua perda seja real e deva ser sentida, chegará um momento em que você deverá começar a viver sua própria vida novamente.
Ao trabalhar para superar a morte de um ente querido, você chegará a um ponto de aceitar a morte como uma realidade. Você será capaz de seguir em frente e abraçar sua vida sem a pessoa amada ao seu lado.
Seu processo de luto são seus. Cada pessoa reage de maneira diferente ao lidar com a perda. Acima de tudo, seja gentil consigo mesmo e saiba que um dia acordará e descobrirá que a dor é menor e que a vida pode continuar.
3 – Permita sentimentos
Lidar com a perda de um ente querido traz à tona quase todas as emoções imagináveis. Há momentos em que mais de uma emoção parece tomar conta de uma vez, e você pode sentir como se estivesse “enlouquecendo”. É natural que se sinta assim, pois é normal experimentar vários sentimentos diferentes.
Gentilmente, lembre-se em seu momento de luto e tristeza de que seus sentimentos são seus e estão dentro da norma.
É importante para o seu processo compreender que não existe “certo” ou “errado” no que diz respeito aos seus sentimentos sobre a perda de um ente querido.
4 -Permita o processo de luto
É importante saber que cada pessoa tem sua própria maneira de lidar com a perda.
Você não pode colocar um limite de tempo em sua dor. Você deve se permitir vivenciar os estágios do luto à medida que eles surgem. O luto só não pode se transformar em doença.
Sendo assim procure urgente um especialista. A Faculdade de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo) oferece psicoterapia gratuitamente (11)3091-8248 / 8223.
Conteúdo relacionado:
Como fazer uma homenagem póstuma?
O que dizer aos familiares no velório?
Qual o significado da missa de sétimo dia?
Acesse nosso site: www.conslac.com.br
Saiba tudo sobre plano funeral
Fundada em 1988, a CONSLAC está sediada na cidade de São Roque-SP, onde possui toda uma estrutura necessária e uma equipe completa e multidisciplinar para atender seus associados e clientes.